COBERTURA ESPECIAL - Guerra Informação e Híbrida - Geopolítica

17 de Maio, 2017 - 01:20 ( Brasília )

URGENTE - Maduro e Castro Tentam envolver o Brasil no conflito



O Castrochavismo em atitude desesperada procura envolver o Brasil em seu conflito. Partindo para um assunto sensível a todos os Venezuelanos que é o reclamo de posse da área de Esequibo na Guyana.

Chávez foi complacente com a questão de Esequibo seguindo a linha de Cuba, que era de não discutir fronteiras pois isso era uma questão colonialista. Mas apresentava mapas com a região como contestada.



Em verde a área de Esequibo contestada pela Venezuela. Significa quase 2/3 do território da Guyana.


A tentativa tem sido sempre de sufocar economicamente o pequeno país. Os reclamos da Venezuela equivalem a 2/3 do território da Guyana.

Na noite de 16 Maio (terça-feira), a Venezuela lançou uma típica ação de Guerra Híbrida (Desinformação). Através de um meio nacionalista chamado ANTROCANAL (@antrocanal), com a #EsequiboEsVenezuela, lançaram uma campanha de que o Exército Brasileiro iniciaria, após o período de chuvas, perfurações petrolíferas no sul da região de Esequibo.

E mensagem é baseada nas fontes do próprio Governo da Guyana. Tendo como início uma declaração do Embaixador Talbot, daquele país, em Brasília DF. A edição do dia 12 MAIO 2017, do Government News  Brief, edição oficial do Governo da Guyana tem a declaração do Embaixador.

Comparem o vídeo propagado como de origem de televisão da Guyana.




 
Assistam abaixo ao Government News  Brief,  12 Maio 2017, edição oficial do Governo da Guyana com a declaração do Embaixador Talbot. A partir dos 12 min.





Além do vídeo uma série de posts colocados no Twitter @antrocanal, que tem sido apoiado por militantes chavistas e do PSUV (Partido Socialista Unificado da Venezuela).



 
Também é uma ação pela posição do Presidente Michel Temer, ter recbido a líder oposicionista venezuelana Lilian Tintori, em 11 MAIO 2017. Pela primeira vez um político não chavista é recebido no Palácio do Planalto, em 18 anos.




A foto acima tem uma significado forte. Além do Presidente Michel Temer, o Secretário-Geral do Itamaraty, a Ministra dos Direitos Humanos e o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) GenEx Sergio Etchegoyen.

Esta visita foi amplamente ignorada pela mídia brasileira. O post de Lilian Tintori foi compartilhado por DefesaNet e teve mais de 40.000 visualizações.
(Link https://www.facebook.com/liliantintorioficial/posts/10154704056733877)

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pacífico

Pacífico

Última atualização 22 JUN, 12:00

MAIS LIDAS

Guerra Informação e Híbrida

1