27 de Dezembro, 2014 - 10:10 ( Brasília )

Geopolítica

EUA, Japão e Coreia do Sul assinam acordo de inteligência

Países vão trocar informações sobre programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. Para sul-coreanos, decisão será eficaz para dissuadir provocações e ajudar nações a responder rapidamente às ameaças norte-coreanas.


Nota DefesaNet

Para a íntegra
do acordo, como divulgado pelo US DoD acesse (em inglês):

Trilateral Information Sharing Arrangement Concerning the Nuclear and Missile Threats Posed by North Korea Link

Em PDF Link

O editor



O Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmou nesta sexta-feira (26/12) que o país, os Estados Unidos e o Japão devem assinar um acordo para compartilhar informações sobre os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. O entendimento deverá ser ratificado na próxima segunda-feira.

Os EUA já possuem um acordo semelhante com os dois países, mas esse é o primeiro tratado do tipo entre o Japão e a Coreia do Sul. Os dois países têm uma relação turbulenta, devido ao período de controle japonês sobre a península da Coreia, de 1910 a 1945, e ainda à disputa territorial por um grupo de ilhas.

"O acordo vai ser eficaz para dissuadir provocações da Coreia do Norte, e esperamos que ele ajude as três nações a responder rapidamente às ameaças nucleares e de mísseis norte-coreanos", afirmou um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano à agência de notícias AFP.

Autoridades sul-coreanas dizem que a Coreia do Norte obteve progressos na fabricação de ogivas nucleares para serem colocadas em mísseis capazes de atingir os Estados Unidos. A Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear em 2006. O segundo ocorreu em 2009.