14 de Março, 2014 - 11:50 ( Brasília )

Geopolítica

Às vésperas de referendo, Rússia leva novas tropas à Crimeia

Autoridades da Crimeia favoráveis à Rússia negam a presença de tropas russas na península fora da base de Sebastopol

Um navio russo descarregou tropas, caminhões e pelo menos um veículo blindado para transporte de pessoal em um baía perto de Sebastopol, na Crimeia, nesta sexta-feira, à medida que Moscou continua ampliando sua presença militar na península ucraniana.

Um jornalista da Reuters viu caminhões saindo do navio Yamal 156 na baía de Kazachaya, perto de Sebastopol. Um caminhão estava transportando um veículo blindado.

Na segunda-feira, um jornalista da Reuters presenciou uma fila de aproximadamente cem veículos russos, incluindo caminhões e blindados para transporte de tropas e artilharia móvel, em uma estrada na mesma área. O local pertence à Ucrânia e fica a cerca de 15 quilômetros do porto de Sebastopol, que Moscou arrenda da Ucrânia para sediar sua frota do mar Negro.

Autoridades da Crimeia favoráveis à Rússia negam a presença de tropas russas na península fora da base de Sebastopol, apesar de os homens mascarados que cercam as instalações militares ucranianas dirigirem veículos com placas russas e de se identificaram aos soldados ucranianos como tropas russas.

Os moradores da Crimeia vão votar no domingo sobre a adesão à Rússia ou por uma maior autonomia da Ucrânia, um passo que autoridades pró-Rússia dizem que seria um trampolim para se unir a Moscou no futuro.