24 de Janeiro, 2014 - 09:30 ( Brasília )

Geopolítica

Sochi 2014: americanos enviam navios militares ao Mar Negro como precaução


O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira o envio de dois navios de guerra para o Mar Negro para colaborar nas evacuações, caso ocorra um atentado durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, mas ressaltou que a segurança da competição é responsabilidade do governo russo.

"Trata-se de uma precaução", disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, após destacar que a Rússia está levando "muito a sério" a segurança da Olimpíada, que começará em 7 de fevereiro.

Os EUA ofereceram à Rússia sua colaboração para evitar possíveis ataques durante a competição em Sochi, uma cidade próxima à conflituosa região do Cáucaso Norte, onde operam guerrilhas e grupos terroristas islamitas.

O alarme soou em dezembro do ano passado, depois que dois atentados suicidas causaram a morte de mais de 30 pessoas na cidade de Volgogrado.

Os dois navios de guerra, junto com aviões de transporte C-17 disponíveis nas bases americanas em países europeus, fazem parte do plano de contingência dos EUA para evacuações caso ocorra um ataque terrorista em Sochi. No entanto, o Pentágono quis deixar claro que "os EUA estão prontos para ajudar, mas não houve nenhum pedido russo neste sentido".

O porta-voz também descartou a possibilidade de que a tecnologia americana para detectar bombas de controle remoto possa ser compartilhada com a Rússia durante os Jogos Olímpicos.

A Casa Branca disse na quarta-feira que notou "um aumento" das ameaças terroristas relacionadas com a competição esportiva, mas ressaltou que "isso não é incomum" por se tratar de um grande evento internacional.

Precisamente, na última terça-feira o presidente americano, Barack Obama, conversou por telefone com seu colega russo, Vladimir Putin, para tratar das questões de segurança antes do evento esportivo.

Nos últimos dias, os comitês olímpicos de vários países informaram sobre ameaças terroristas relacionadas com os Jogos de Sochi.