Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro é inaugurado

Em setembro de 2010, quando Håkan Buskhe, presidente mundial da Saab, visitou o Brasil, a Saab assumiu a iniciativa de iniciar o processo para a instalação de um centro de Pesquisa e Inovação no país. O centro tem como conceito reunir os principais grupos de interesse, provenientes do público em geral, do mundo acadêmico e da indústria, para enfrentar, por meio do uso da tecnologia, os desafios com que a sociedade se depara. Até o momento, o centro já atraiu mais de 40 parceiros. Estes parceiros e organizações serão membros da associação CISB e terão um lugar no conselho e em seus comitês temáticos para decidir sobre o foco de atividades e projetos.  Além disso, serão parceiros ativos em projetos específicos.

 As áreas de foco do centro serão: transporte e logística, defesa e segurança, bem como desenvolvimento urbano com foco em energia e meio ambiente. O centro formará pequenas equipes de especialistas que ajudarão os interessados na concepção dos projetos, envolvendo diferentes desafios de pesquisa e desenvolvimento.
 

A inauguração contou com a participação da Diretora Geral da Vinnova (agência governamental sueca para sistemas de inovação),  Charlotte Brogren, do Presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, da Prefeita da Cidade de Linköping, Ann-Cathrine Hjerdt, do Prefeito de São Bernado de Campo, Luiz Marinho, assim como do Diretor Executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CISB), Bruno Rondani. 

“A Saab garantiu o início das operações do centro e nossa intenção é investir em vários projetos realizados em conjunto com a comunidade acadêmica brasileira e a indústria local. Acredito que o centro gerará inovações e, consequentemente, negócios no Brasil, na Suécia e internacionalmente. Alguns exemplos de projetos que pretendemos executar no centro incluem um radar de vigilância costeira, baseado em avançada tecnologia de arranjo em fase, em colaboração com a empresa brasileira Atmos, assim como um projeto de desenvolvimento de datalink  com a ION”, disse Håkan Buskhe, presidente da Saab.

A Saab vê muitas oportunidades no Brasil, não só no setor aeronáutico como também nas áreas de segurança civil, sobretudo pelo fato de o País ser sede da Copa do Mundo e das Olímpiadas, dentro de pouco anos.
 
A Saab assumiu o compromisso de compartilhar tecnologia do mais alto nível com o Brasil, investindo em parcerias reais e duradouras que viabilizarão um salto tecnológico no setor brasileiro de defesa e segurança.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter