Boeing – SAAB: T-X o sucessor do F-5?

Jonh A Tirpak

Air Force Magazine

A Boeing vê um mercado potencial para até 2.600 dos treinadores avançados T-X e suas variantes, que pode ser: treinamento, versão de ataque e um caça leve (light fighter), disse William Torgerson, diretor sênior de integração de programas da T-X na empresa.

Isso inclui os  475, que a Força Aérea prevê na competição do T-X, que se concentrou apenas na missão do treinador e não em variantes para outras missões da USAF, agora ou anteriormente executadas pelo T-38, de 60 anos de idade, que o T-X substituirá. Essas missões também incluem “Agressors” .

Os dados foram revelados no primeiro briefing para a mídia desde que a Boeing ganhou o concurso T-X.

A Boeing está projetando a construção de 48 jatos por ano para a USAF, mas pode aumentar o número para 60 se a USAF quiser acelerar o programa em alguns anos, ou se houver vendas externas, disse Torgerson.

 

Dependendo do país cliente em potencial, a Boeing ou a Saab, sua parceira no Programa T-X, liderarão o esforço de venda. O executivo sugeriu, que a Saab assumirá a liderança quando o país do cliente já operar o caça Saab JAS-39 Gripen. A Saab anunciou na semana passada que construirá sua parte do T-X em West Lafayette, Indiana. Enquanto não dá muitos detalhes sobre a divisão do trabalho entre as empresas, Torgerson disse que, em linhas gerais, a Saab construirá a fuselagem traseira, começando em uma ponto de corte ”imediatamente atrás do cockpit duplo. A Boeing construirá as asas, a empenagem e a parte dianteira do T-X.

Torgerson disse que o T-X deve se sair bem em vendas internacionais, porque "ninguém pode competir com nosso preço" em um jato comparável, observando que a Força Aérea disse que a proposta da Boeing "economizou US $ 10 bilhões".

Para fins de comunalidade e custo, os monitores T-X são os mesmos dos F-15 avançados da Boeing para o Qatar, que equipariam o F-15EX que a Força Aérea solicitou em seu orçamento fiscal para 2020. O sistema touch-screen não requer luvas especiais para funcionar.

As duas aeronaves Boeing construídas para a competição T-X foram usadas para gerar dados de voo exigidos pela Força Aérea, disse Torgerson. Eles não eram protótipos, ele observou, porque isso não era necessário. Por exemplo, embora o espaço tenha sido deixado para um sistema de reabastecimento aéreo, os dois aviões de competição não foram sondados para isso. No entanto, ele descreveu a aeronave como pronta para engenharia, manufatura e desenvolvimento, o que significa que eles podem continuar a voar, gerar dados e provar software enquanto a Força Aérea e a Boeing em conjunto refinam o que o serviço quer que o T-X faça. As operações de voo serão retomadas "em breve", disse Torgerson.

O Wide Area Display (WAD) escolhido pela Boeing.

O primeiro T-X voou 71 vezes durante a competição, enquanto o segundo jato voou 15 vezes. Para demonstrar sua confiabilidade, eles voaram até quatro vezes por dia durante a competição, “como é que a Força Aérea vai usá-los”, observou ele.

A Boeing deverá fornecer aeronaves iniciais aos pilotos da JBSA-Randolph, Texas em 2023 e a capacidade operacional inicial para o TX está prevista para 2024. A Força Aérea e a aeronave estão "aprendendo umas com as outras", disse ele, explicando que a Força Aérea está desenvolvendo maneiras de explorar todos os recursos oferecidos pelo TX.

O T-X será em grande parte um avião de alumínio, disse Torgerson à Air Force Magazine, e a única estrutura composta no jato será o nariz. Um avião de metal é mais fácil de fabricar e mais fácil de consertar, ele disse, e o uso de materiais mais leves não era uma exigência, já que “não tivemos que apertar cada parte de desempenho” do projeto, já que é não se destina a ser um avião de combate de linha de frente. Mesmo assim, o T-X é descrito como tendo a capacidade de puxar mais de 8Gs.

 

A Boeing está desenvolvendo todo o software de treinamento simultaneamente com o desenvolvimento do jato. O plano é eliminar a latência que normalmente afeta os simuladores quando um novo programa de voo operacional é liberado para a frota. Qualquer que seja o software construído no avião, ele também estará no simulador, informou Torgerson. A Boeing deve construir e fornecer pelo menos 46 simuladores sob o contrato de TX e a Força Aérea tem opções para um total de 120. Haverá também treinadores de tarefas e computadores e controles do tipo desktop para ajudar os pilotos a aprenderem a “Aplicativos” no T-X.

 

Torgerson disse que as crianças foram convidadas para brincar com o sistema de desktop T-X e informou que era "como um iPhone" e intuitivo para operar. A abordagem de “aplicativos” foi adotada para facilitar a adição de funções nas aeronaves de arquitetura de sistema aberto, sem a necessidade de reestruturar o programa de voo operacional para cada alteração. Os pilotos que treinam no T-X terão crescido, achando essa abordagem natural, disse ele.

 

O projeto do T-X também foi feito com a manutenção como um fator chave. O avião tem uma asa alta para facilitar o movimento por baixo, e Torgerson disse que não são necessárias ferramentas para abrir os painéis de acesso mais usados. O trem de pouso, que é construído pela Collins Aerospace, é o mesmo que o do F-16, exceto que a engrenagem do nariz se retrai para frente, em vez de para trás.

 

"Por que desenvolver algo que já existe?", Disse Torgerson. O T-X terá, no entanto, um sistema de geração de oxigênio a bordo totalmente novo e “avançado”, para aproveitar as lições aprendidas nos últimos anos em relação a problemas em outros tipos de aeronaves.

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