USAF compra oficialmente A-29 e AT-6

Aaron Mehta

 
 
WASHINGTON – A Força Aérea dos EUA investirá oficialmente recursos na compra de dois modelos diferentes de aeronaves de ataque leve.

A USAF comprará de duas a três aeronaves, de cada um dos modelos: Textron Aviation AT-6 e Sierra Nevada Corporation / Embraer Defense & Security A-29. Os aviões serão usados ??para apoiar "aliados e a capacidade de interoperabilidade  com aliados por meio de treinamento e experimentação", de acordo com o anúncio da Força Aérea.

O contrato do A-29 Super Tucano deve ser concedido antes do final do ano (2019), e  o contrato do AT-6 Wolverine será firmado no início de 2020.

O plano de compra de alguns aviões foi visualizado no início deste ano por oficiais da Força Aérea, mas as empresas provavelmente respirarão aliviadas agora que o acordo está fechado. A compra garante a demonstração necessária para dar confiabilidade no projeto. As duas empresas investiram fundos próprios no experimento de ataque leve da Força Aérea nos últimos dois anos e continuam esperançosos de que o serviço avance com uma compra maior de aeronaves de ataque leve no futuro.

As missões e bases para os aviões serão diferentes.

Os AT-6 irão para o Comando de Combate Aéreo da Base Aérea de Nellis, Nevada, para “testes e desenvolvimento contínuos de táticas e padrões operacionais para redes táticas e exportáveis ??que melhoram a interoperabilidade com parceiros internacionais”, de acordo com o anúncio da Força Aérea. Os A-29 irão para o Comando de Operações Especiais da Força Aérea, em Hurlburt Field, na Flórida, e serão usados ??para "desenvolver um programa piloto de instrutores para a missão de Combat Aviation Advisory, para atender a crescentes solicitações de assistência de aeronaves de ataques leves por nações parceiras".

"Nosso foco é como uma aeronave de ataque leve pode ajudar nossos aliados e parceiros quando enfrentam extremistas violentos que realizam operações dentro de suas fronteiras", afirmou o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, David Goldfein. “A continuação desse experimento, usando o poder fornecido pelo Congresso, nos dá a oportunidade de colocar um pequeno número de aeronaves condições operacionais e operar com as nações parceiras de maneiras pelas quais aeronaves menores e acessíveis como essas podem apoiar suas forças aéreas.”

As experiências continuarão com o foco na criação de uma arquitetura conjunta e compartilhamento de informações.

Matéria Relacionada
 

Ucrânia confirma interesse no A-29 Super Tucano

Na reunião entre os presidentes Jair Bolsonaro e Volodymyr Zelenskiy a Ucrânia confirmou notícia exclusiva de DefesaNet

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter