Ucrânia confirma interesse no A-29 Super Tucano

 

Redação DefesaNet

e Agências

O jornal O Globo noticiou após a a reunião entre os presidentes Jair Bolsonaro e Volodymyr Zelenskiy, que o ucraniano confirmou o interesse na aeronave de Ataque e Treinamento EMBRAER A-29 Super Tucano e na aeronave de transporte multimissão KC-390.

Como noticiou o jornal O Globo:

“O presidente da  Ucrânia , Volodymyr Zelenskiy, disse ao presidente Jair Bolsonaro que seu país tem interesse em comprar aviões Super Tucano , usados em missões de ataque, e examinar a possibilidades de adquirir o KC-390 , maior cargueiro militar fabricado no Brasil. O relato foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.”

 

 

A-29 Super Tucano

O interesse da Ucrânia pelo A-29 Super Tucano foi dada com exclusividade por DefesaNet (Exclusivo – Ucrânia Testa Super Tucano no Brasil Link)

Em visita ao Brasil o Comandante da Força Aérea da Ucrânia visitou o seu contraparte o Tenente-Brigadeiro-do-Ar  Carlos Moretti Bermudez e eventos oficiais em Brasília.

Visita da comitiva ucrâniana Embaixador da Ucrânia no Brasil e  Coronel General Drozdov na visita à Ala 5, no dia 24 JUL2019.

O mais importante era a sua ida à ALA 5 , Base Aérea de Campo Grande, onde testou o A-29 Super Tucano. Também um piloto de provas acompanhava a comitiva e voou o A-29.

Mais detalhes e inclusive os conceitos de usos do Super Tucano em um Teatro de Operações de Alta Complexidade como o do Ucrânia são discutidos no artigo ( Exclusivo – Ucrânia Testa Super Tucano no Brasil Link).

As negociações como indicadas pelo presidente ucraniano Zelenky podem avançar também em outras direções, incluindo dois caminhos::

 

1 – A retomada da parceria espacial Ucrânia-Brasil no Centro de Lançamentos de Alcântara.

2 – Possível interesse no KC-390.

 

A questão do interesse do KC-390 pode ser vista como um desdobramento de possibilidades de negociações em formar uma família de aeronaves de transporte. A empresa tradicional empresa ucraniana ANTONOV tem desenvolvido o AN-178. Aeronave de transporte com capacidade de 15-18 toneladas.

Antonov-178 adquirido pela Força Aérea do Peru

A Polícia Nacional do Peru realizou uma seleção e a aeronave AN-178 foi a vencedora e discute a compra de uma aeronave e a possibilidade de produção local. Nos testes realizados o AN-178 superou o Aisbus-C-295, o Leonardo C-27J e o LM Hercules C-130J. ( PERU – Acquire Military Transport Antonov AN-178 Link)

O Ministério do Interior da Ucrânia assinou um contrato para a compra de 12 aeronaves AN-178. 

Há a possibilidade de ser oferecida uma família de aeronaves de transporte, tal como a Airbus e a Lockheed Martin oferecem no mercado:

Airbus – C-295 e A400

Lockheed Martin com Leonardo C-27J e C-130J

Além da ajuda mútua em penetração de mercados complementares.

A americana BOEING que já tem um acordo com a EMBRAER referente a logística e de apoio às vendas do KC-390 no mercado internacional, poderia integrar um consórcio.

 

Nota colocada na página do Presidente da Ucrânia

O Presidente da Ucrânia discutiu com o Presidente do Brasil a possibilidade de aumentar o comércio entre os países

Durante sua visita de trabalho ao Japão, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky discutiu uma série de questões e iniciativas econômicas com seu colega brasileiro Jair Bolsonaro. As partes enfatizaram que desejam expandir o comércio entre os países.

Na sua página do Faceook Zelensky publicou:

“O Brasil é nosso principal parceiro comercial na América Latina. Congratulo-me com a expansão da presença de empresas brasileiras na Ucrânia e ucranianas no Brasil ”, disse Volodymyr Zelensky.

O Presidente da Ucrânia propôs renovar a Comissão Intergovernamental da Cooperação Econômica e Comercial, a fim de ampliar as negociações nessa direção.

“Teremos uma grande processo de privatização, estamos apresentando muitos projetos que mostram que é rentável investir na Ucrânia. Acredito que realmente precisamos construir fortes relações entre a Ucrânia e o Brasil ”, enfatizou o Chefe de Estado.

Durante a reunião, eles também discutiram as perspectivas de cooperação no espaço. O lado ucraniano sugeriu o reinício de um projeto espacial conjunto usando o Centro de Lançamento de Alcântara.

Além disso, Vladimir Zelensky agradeceu ao Brasil por apoiar a integridade e a soberania territorial da Ucrânia.

Jair Bolsonaro convidou Vladimir Zelensky para visitar o Brasil e concordou em  visitar a Ucrânia no próximo ano

   

Matérias Relacionadas

Exclusivo – Ucrânia Testa Super Tucano no Brasil Link

PERU – Acquire Military Transport Antonov AN-178 Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter