FEB – MAJOR APOLLO, O HERÓI ESQUECIDO

 

Prof Israel Blajberg
Texto e Fotos – Casa da FEB 

NA sexta-feira,  21 FEV 14, foi realizada no Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Sampaio, em frente ao Comando da 1ª DE, na Vila Militar, no Rio de Janeiro,  a cerimônia comemorativa dos 69 anos da Tomada de Monte Castelo, em 21 fev 1945, presidida pelo Gen MODESTO, Comandante Militar do Leste.

 
Dos 25 mil soldados que embarcaram para Itália, poucos ainda estão ente nós, e apenas 4 puderam comparecer, para recordar esta pagina gloriosa da Historia do Brasil, os veteranos do Regimento Sampaio, conquistador de Monte Castelo, os pracinhas Jose Candido da Silva, Juventino da Silva e Claudio Soares da Silva – este ultimo vindo especialmente de Santo André – SP, e o Ten Dalvaro Josede Oliveira, que integrou a Bateria Comando da AD/1.
 
Antes da formatura, o Gen Div José Alberto da Costa Abreu, Comandante da1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes, inaugurou o MiranteMajor Apollo Miguel Rezk em homenagem ao mais condecorado combatenteda Força Expedicionária Brasileira, oficial oriundo do CPOR/RJ, no cume da elevaçãodenominada Monte Alegre, no Campo de Instrução de Gericinó, onde se realizou oadestramento da tropa da FEB que embarcou ha 70 anos para a Italia, aos 16 jun 1944.
 
Estava presente a Sra. Nádia Rezk, filha do Major Apollo Miguel Rezk, e antigos alunos do CPOR/RJ, onde se formou o Major Apollo.
 
Na ocasião, o Ten R/2 ART Luiz Mergulhao ( Blog Sangue Verde Oliva) lançou seu livro  sobre o saudoso Major Apollo,herói esquecido por alguns, mas que será sempre lembrado como alguem que  tambem cursou o CPOR no histórico quartel de São Cristóvao, onde até 1967 se formavaa Reserva Atenta e Forte, de lá saindo para cumprir o seu dever nas fileiras da FEB, enfrentando o nazi-fascismo nas montanhas geladas da Itália, o fazendo de forma heróica e gloriosa.

C como bem descrito na empolgante obra  MAJOR APOLLO, O HERÓI ESQUECIDO, relevante contribuição para a História Militar Brasileira, cuja máxima divulgação deve ser estimulada sobretudo nos meios de comunicação e na academia,trazendo para a sociedade uma visão do soldado-cidadão que soube deixar um exemplopara o Brasil, tão importante principalmente nos dias atuais.

Nota DefesaNet

Para mais detalhes sobre as ações e vida do Major Rezek acesse:

Major APOLLO MIGUEL REZK – O Silêncio do Grande Guerreiro Link

O primeiro brasileiro que recebeu a DSC (Distinguished Service-Cross), que é a mais importante medalha de bravura dos Estados Unidos, foi o 1º Tenente R/2 Convocado Apollo Miguel Rezk, integrante do Regimento Sampaio no TO da Itália, na IIGM. Além da DSC, o Ten Apollo recebeu a Silver Star (também americana) e quatro condecorações brasileiras: Medalha de Sangue, Cruz de Combate de Primeira Classe, Medalha de Campanha e Medalha de Guerra.

O Editor

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter