Escola de Instrução Militar em Estabelecimento de Ensino Superior será implantada em Brasília

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento-Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 11ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Superior (EESup).

Até o presente momento, existem, no Brasil, apenas EsIM em estabelecimentos de ensino de nível médio, como a de Osasco, na Fundação Bradesco; a de Manaus, no Colégio La Salle; e a de Porto Alegre, no Colégio Farroupilha. Agora, o Comando da 11ª Região Militar encontra-se em tratativas com a Faculdade Projeção, do Distrito Federal, e, a partir deste ano, a EsIM EESup passará a funcionar nessa Faculdade e será vocacionada para a formação de reservistas, incentivando o civismo, a ética, o patriotismo e os valores do Exército Brasileiro.

Essa implantação experimental terá como foco divulgar, no meio universitário, as atividades da Força Terrestre, sua organização, sua finalidade, seus objetivos e suas realizações, a fim de desenvolver nos alunos, futuros formadores de opinião, uma imagem real e positiva do Exército Brasileiro, além de despertar a vocação militar nos jovens universitários e estimular voluntários à matrícula em Cursos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR e CPOR).

Por que ser aluno de uma EsIM EESup?

Como vantagens, o aluno receberá instruções militares e cívicas que contribuam para a formação acadêmica e em sua vida como cidadão. Além disso, o jovem prestará o serviço militar, conciliando seus estudos, e terá a oportunidade de servir ao Exército Brasileiro como aluno. Poderá, ainda, tornar-se um reservista das Forças Armadas e participar de ações cívico-sociais. O currículo do aluno poderá ser enriquecido com a experiência militar, recebendo, gratuitamente, o fardamento e o equipamento militar necessário para a realização do programa de instrução durante o curso de formação de reservistas.

Ter concluído com aproveitamento uma EsIM EESup poderá oferecer ao jovem melhores oportunidades para a inserção no mercado de trabalho e/ou condições mais favoráveis na pontuação do mérito para o ingresso como oficial ou sargento técnico temporário, de acordo com os editais de cada modalidade de convocação para o serviço ativo, facilitando seu primeiro emprego.

Como será o Curso?

O curso será realizado nas próprias dependências do estabelecimento de ensino superior, com um regime de instrução descontínuo, visando à conciliação com atividades acadêmicas, perfazendo 200 horas de instrução ou 18 semanas. Também fará parte da instrução um programa de palestras e visitas em instituições públicas e privadas, buscando um conhecimento geral em todos os campos de atividade, da sociedade e da vida comunitária, com ênfase no interesse por atividades cívico-sociais.

Os instrutores e monitores serão selecionados pelo 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, que será a organização militar de apoio da EsIM EESup/Faculdade Projeção.

Após a conclusão do curso, o universitário receberá o Certificado de Reservista de 2ª Categoria, estando, assim, em dia com suas obrigações militares, e será incluído na reserva do Exército, podendo contar com a experiência militar na sua seleção para o quadro temporário do Exército ou agregando vivência na formação acadêmica para o mercado de trabalho.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter