Delegação dos Emirados Árabes conhece estrutura de defesa brasileira

Durante essa semana, uma comitiva com integrantes da área de defesa dos Emirados Árabes está no Brasil, a fim de expandir a cooperação bilateral entre os países. Como parte da agenda, a delegação esteve, nesta segunda-feira (1º), na sede do Ministério da Defesa, em Brasília.

O ministro Aldo Rebelo deu boas-vindas à comitiva, ressaltando a parceria já firmada na área de defesa com o Brasil. “Receber os senhores é um momento de muita alegria. E quero fazer, nesse momento, o compromisso de levar adiante o nosso acordo de cooperação na área de defesa”, destacou.

O embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, kalif Al-Muallai, também falou sobre o marco desse encontro. “Esse é o início de um grande relacionamento e uma cooperação ainda maior”, disse. O chefe da delegação árabe, brigadeiro Mubarak Al-Nevada, enfatizou o interesse em expandir a cooperação na área militar. “Estamos aqui para fazer negócios.

Temos muitas oportunidades para trabalharmos juntos”, concluiu. As áreas de treinamento militar e a troca de experiência em missões de paz estão entre os temas de possível entendimento com os Emirados Árabes.

Indústria de defesa

As tratativas entre os países seguiram durante reunião bilateral. Foram apresentadas algumas ações desenvolvidas no Brasil no segmento de defesa, em especial as principais atividades no cenário nacional e internacional, como as missões de paz.

O vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), Carlos Afonso Gambôa, fez uma exposição sobre a indústria de defesa brasileira, produtos e empresas. Durante a estada no Brasil, a comitiva árabe irá visitar as instalações de algumas dessas empresas, como a Embraer, Emgepron, Avibrás, Novaer, Mectron, Condor e Bradar.

Também participaram da reunião o subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (MD), general Fernando Rodrigues Goulart; o diretor do departamento de catalogação do MD, vice-almirante Antônio Carlos Guerreiro; e o representante do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Carlos Leopoldo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter