BR-CN – Ministros da Defesa do Brasil e China reunem-se em Brasília

 

Brasília, 06/09/2019 – O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, reuniu-se com seu homólogo da China, General Wei Fenghe, no Ministério da Defesa (MD), na manhã desta sexta-feira (06SET2019). Estiveram presentes ao encontro os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa; do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

O Ministro Fernando Azevedo ressaltou o bom relacionamento entre os dois países e o resultado positivo observado em outras áreas, além da economia. “Destaco que o maior parceiro econômico do Brasil é a China. Isso dá peso especifico não apenas nas relações econômicas. Temos que estreitar e incentivar essa relação”, afirmou.

Acompanhado de comitiva, o Ministro da Defesa da China, General Wei Fenghe, informou que vem ao Brasil pela primeira vez e agradeceu a hospitalidade de todos. “Apesar da distância geográfica, a China e o Brasil são bons parceiros e também bons amigos. Possuímos boa relação de cooperação”, disse o General Wei Fenghe. Ele convidou o Ministro brasileiro a participar de dois fóruns de discussão de Defesa que ocorrerão naquele país: um em outubro e outro no próximo ano.

No encontro, as parcerias na parte de satélites entre os dois países foram citadas por Fernando Azevedo, com ênfase na área de cobertura ambiental. Outro ponto de destaque foi o significado da Base Industrial de Defesa (BID), setor “estratégico”, ao país, de acordo com o Ministro Fernando Azevedo.

Ao final do encontro, o General Wei Fenghe convidou o homólogo do Brasil para abertura dos 7º Jogos Mundiais Militares, que ocorrerão em outubro, na China, e avaliou a reunião como produtiva. “Concordamos integralmente de que vamos continuar a aprofundar e concretizar a cooperação pragmáticas entre as duas partes”, finalizou.

Participaram ainda da bilateral o Secretário-Geral do MD, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Degaut; o Embaixador da China no Brasil, Sr. Yang Wanming; o Vice-chefe do Estado Maior Conjunto do Conselho Nacional da China, Major Brigadeiro Chang Dingqiu; entre outras autoridades.

Matéria Relacionada

 

BR-CN – MD da China General Wei Fenghe em Brasília Link

Visita do Gen Wei Fenghe ao VP Hamilton Mourão

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter