Willian Popp – Bom para o Brasil e os EUA

 

William Popp

Encarregado de negócios da Missão Diplomática dos EUA no Brasil

Publicado no O Globo em 06 Junho 2019

 

 

Hoje, a forte parceria entre os EUA e o Brasil avança de maneira concreta para benefício mutuo. Nossa próspera cooperação inclui quatro elementos importantes: emprego, segurança, laços entre nossos povos e democracia.

 

A visita do presidente Bolsonaro aos EUA, bem como as visitas ao Brasil do vice-presidente Pence e do secretário de Estado Pompeo nos últimos 12 meses, reflete o grande interesse do nosso povo em ampliar a cooperação. Essa parceria baseia-se em mais de 150 anos de laços comerciais, históricos e culturais e num forte compromisso mútuo com os valores democráticos.

 

Primeiro, estamos facilitando o comércio e investimento que gere empregos. O presidente Trump declarou em março seu apoio para o Brasil se tornar membro pleno da OCDE, apoio reiterado durante a reunião ministerial em Paris há três semanas. Nosso apoio reconhece as iniciativas do governo brasileiro para promover reformas econômicas, aumentar a transparência e reduzir os obstáculos ao comércio.

 

Em março, nossos líderes também assinaram o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST). Com a ratificação do Congresso brasileiro, o AST poderá abrir novas oportunidades comerciais no setor aeroespacial do Brasil e criar empregos bem remunerados na área de tecnologia. Reconhecendo que as economias impulsionadas por um setor privado competitivo geram bons empregos, lançamos uma nova etapa do CEO Fórum Brasil-EUA e um novo Fórum de Energia para fortalecer os negócios. Também, nos próximos meses, vamos lançar um fundo de investimento sobre biodiversidade de US$ 100 milhões para a Amazônia brasileira.

 

Segundo, estamos trabalhando para tornar nossos países mais seguros. Em 2018, lançamos o Fórum de Segurança Brasil-EUA. Este ano, assinamos dois acordos para fortalecer a cooperação em segurança de fronteiras e troca de informações sobre aplicação da lei.

 

Cooperamos contra grupos criminosos transnacionais, cujas atividades ilícitas estimulam a violência em nossas ruas. No mundo interconectado de hoje, manter fronteiras seguras é um desafio conjunto. Recentemente, os EUA reconheceram o Brasil como um aliado prioritário extra-Otan, em reconhecimento de sua importância estratégica. Juntos, temos realizado mais treinamentos e cooperação visando a promover a paz e a segurança globais.

 

Terceiro, estamos criando laços entre nossos povos. Com o lançamento do e-Visa brasileiro, os pedidos de visto dos EUA para o Brasil aumentaram mais de 40%. Agora, com a isenção de visto para os EUA, Austrália, Canadá e Japão, ainda mais turistas e empresários devem viajar.

 

Os EUA estão comprometidos a facilitar viagens dos brasileiros ao país, como demonstra a abertura do novo Consulado em Porto Alegre, com custo de US$ 58 milhões, e outros investimentos em serviços consulares que reduziram o tempo de espera para uma entrevista de visto. No ano de 2018, os EUA emitiram mais de 640 mil vistos para brasileiros, um aumento de 12% em relação a 2017. Também continuamos a fomentar mais intercâmbios — em 2018, mais de 17 mil intercambistas viajaram em ambas as direções.

 

Quarto, estamos promovendo a democracia para tornar o mundo um lugar melhor. Nos unimos aos venezuelanos e cubanos que lutam para estabelecer a democracia em seus países. Apoiamos também os esforços em prol da segurança mundial — desde o trabalho heroico dos brasileiros no Haiti e no Líbano até as respostas a crises humanitárias, como a assistência a milhares de venezuelanos que fugiram de seu país. O Brasil e os EUA estão trabalhando juntos como nunca para promover a prosperidade mútua, a segurança e a proteção dos valores democráticos.

 

Com uma longa tradição de amizade e novos propósitos à frente, a parceria com resultados entre o Brasil e os EUA está trazendo benefícios concretos para nossos povos e o mundo.

Matérias Relacionadas

OECD – EUA modificam posição e formalizam apoio à entrada do Brasil

BR-US: Tonelero e GRUMEC treinam com os US NAVY SEALS

Operação Culminating 2020 – Capacitação de Observadores e Controladores do Adestramento (OCA)

Gesto de Trump abre porta, mas ganhos dependem do que Brasil fará com isso, diz professor

BR-US: TRUMP formaliza intenção de tornar BRASIL aliado extra-OTAN

Bastidores LAAD Defence & Security 2019 II – Exclusivo – A Visão Americana

BR-US – Delegação dos Estados Unidos promove parceria comercial no setor de defesa durante o

Diálogo da Indústria de Defesa e a LAAD

Audiência pública apresenta o acordo de salvaguardas tecnológicas assinado com os EUA

BR-US: “A cobra vai fumar”, diz Secretário de Defesa Patrick Shanahan

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter