IMBEL e Nitro Química firmam acordo para fornecimento de nitrocelulose de grau energético para a General Dynamics

A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) e a Nitro Química concluíram acordo para o fornecimento de nitrocelulose de grau energético para a St. Marks Powder, empresa do grupo General Dynamics e maior fabricante de propelentes sólidos para munições do mundo. O acordo estabelece o fornecimento regular para 2020, com possibilidade de extensão para 2021 e a fabricação do produto será realizada nas instalações da Fábrica Presidente Vargas (FPV) – IMBEL.

O acordo de desenvolvimento tecnológico entre a Companhia Nitro Química Brasileira e a IMBEL vem de longa data e a fabricação de nitrocelulose de grau energético visando ao mercado internacional teve início em 2018. As negociações com a St. Marks Powder também iniciaram em 2018.

A equipe técnica da empresa americana visitou as instalações da FPV-IMBEL e da Nitro Química em outubro daquele ano e trabalhou em conjunto com os técnicos brasileiros para acerto das especificações do produto, de acordo com norma MIL244C.

O fornecimento de nitrocelulose de grau energético para a fabricante americana iniciou em dezembro 2019, com a finalidade de realizar os testes industriais. A fabricante americana comunicou às empresas em Março de 2020 que os produtos atenderam todos os requisitos técnicos, de segurança e qualidade.

A St. Marks Powder pertence ao grupo General Dynamics, uma das maiores empresas do setor de defesa no mundo. Fundada em 1952, a General Dynamics oferece um amplo portfólio de produtos e serviços inovadores na aviação executiva, veículos de combate, sistemas de armas e munições. A St. Marks Powder é a maior consumidora de nitrocelulose de grau energético do mundo e fabrica mais de 95% dos propelentes usados em munições de armas de pequeno porte das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Sobre a IMBEL

A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) tem sua origem em 1808, sendo a primeira Empresa Estratégica de Defesa e Segurança do Brasil. É uma empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa e possui a missão de fabricar e comercializar produtos de defesa e segurança para clientes institucionais, especialmente Forças Armadas, Forças Policiais, além de clientes privados.

A Fábrica Presidente Vargas (FPV) foi inaugurada em 1902, na cidade de Piquete, SP.

Dentre seus principais produtos destacam-se: nitrocelulose grau energético; nitrato de celulose; trinitrotolueno (TNT); dinitrotolueno (DNT); nitroglicerina; pólvoras de base simples; pólvoras de base dupla; grãos propelentes e plastex.
 


Sobre a Nitro Química

A Nitro Química é líder global na fabricação de nitrocelulose e seus derivados. A empresa completa, em 2020, 85 anos de competência tecnológica e trabalha continuamente para oferecer soluções químicas que melhoram a vida das pessoas e os negócios dos seus clientes. Além disso, é reconhecida mundialmente pela segurança de suas operações e segue os mais rigorosos padrões mundiais de qualidade.

A Nitro Química está credenciada como Empresa Estratégica de Defesa, de acordo com o inciso IV, do Artigo 2º, da Lei nº 12.598, de 21 de março de 2012, trabalhando em parceria com a IMBEL e o Ministério da Defesa

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter