SIPRI – Indústria de armas global: primeiro aumento nas vendas de armas desde 2010

(Estocolmo, 11 de dezembro de 2017) – As vendas de armas e serviços militares pelas maiores empresas mundiais  de defesa – o SIPRI Top 100 – totalizaram US $ 374,8 bilhões em 2016, de acordo com os novos dados internacionais da indústria de armas divulgados hoje pelo Instituto Internacional de Pesquisa de Paz de Estocolmo (SIPRI).

O total do SIPRI Top 100 em 2016 é 1,9% superior em relação a 2015 e representa um aumento de 38% desde 2002 (quando o SIPRI começou a reportar vendas de armas corporativas). Este é o primeiro ano de crescimento nas vendas de armas SIPRI Top 100 após cinco anos consecutivos de declínio.

As empresas dos EUA aumentam sua participação nas vendas totais de armas em 2016

Em um total combinado de US $ 217,2 bilhões, as vendas de armas de empresas dos EUA listadas no SIPRI Top 100 cresceram 4,0% em 2016. As operações militares dos EUA no exterior e as aquisições de grandes sistemas de armas por outros países impulsionaram esse aumento. As vendas de armas da Lockheed Martin, o maior produtor de armas do mundo, aumentaram 10,7 por cento em 2016, o que foi decisivo para o aumento da participação dos EUA nos 100 principais postos do SIPRI Top 100 para 57,9 por cento. "Com a aquisição da Sikorsky, no final de 2015 e maiores volumes de entrega da aeronave de combate F-35, a Lockheed Martin reportou um crescimento significativo em suas vendas de armas em 2016", diz Aude Fleurant, Diretora do Programa de Armas e Excedentes Militares do SIPRI.

O aumento das vendas e o número de empresas de serviços militares dos EUA classificados no SIPRI Top 100 são tendências visíveis em 2016. Algumas dessas empresas aumentaram suas vendas através da aquisição das divisões de serviços militares de grandes produtores de armas. Este foi o caso da Leidos, por exemplo, que adquiriu empresas de tecnologia da informação e serviços técnicos da Lockheed Martin em 2016.

 As vendas de armas por empresas da Europa Ocidental permanecem estáveis, mas as tendências divergem

As vendas de armas combinadas de empresas na Europa Ocidental listadas no SIPRI Top 100 permaneceram estáveis ??em 2016 no total de US $ 91,6 bilhões – um aumento de 0,2% em relação a 2015. No entanto, as tendências para a venda de armas nos maiores países produtores de armas – a saber, Reino Unido, França, Itália e Alemanha – apresentaram divergências claras. Houve diminuições globais nas vendas de armas de empresas transeuropeias, francesas e italianas, enquanto as empresas no Reino Unido e na Alemanha registraram aumentos globais.

"O aumento de 6,6 por cento nas vendas de armas da Alemanha em 2016 deve-se principalmente ao crescimento das vendas do produtor de veículos blindados Krauss-Maffei Wegmann (12,8 por cento) e do produtor de sistemas terrestres Rheinmetall (13,3 por cento)", disse o pesquisador SIPRI, Pieter Wezeman . "Ambas as empresas se beneficiaram da procura de armas na Europa, Oriente Médio e Sudeste Asiático".

A decisão do Reino Unido de se retirar da União Européia não parece ter impactado nas vendas de armas das empresas britânicas, que aumentaram 2,0 por cento em 2016. As vendas de armas da BAE Systems, o quarto maior produtor mundial de armas, permaneceram estáveis ??(um aumento de 0,4 por cento). O maior crescimento da venda de armas por uma empresa britânica (43,2 por cento) foi registrado pela GKN, um fabricante de componentes aeroespaciais.

As vendas de armas russas crescem, mas o ritmo do aumento diminui

As vendas combinadas de armas das empresas russas listadas no SIPRI Top 100 aumentaram 3,8 por cento, totalizando US $ 26,6 bilhões em 2016. As empresas russas representaram 7,1% do total total. "As principais dificuldades econômicas experimentadas pela Rússia em 2016 contribuíram para uma desaceleração da taxa de aumento nas vendas de armas de empresas russas", diz o Pesquisador SIPRI, Siemon Wezeman.

Entre as 10 empresas russas listadas no SIPRI Top 100, as tendências nas vendas de armas são misturadas: cinco empresas registraram crescimento nas vendas, enquanto as outras cinco apresentaram queda. A empresa russa mais bem classificada no SIPRI Top 100 para 2016 é a United Aircraft Corporation (produtora do Sukhoi), que é colocada em 13º. As vendas de armas cresceram 15,6 por cento em comparação com 2015 devido ao aumento das entregas às forças armadas russas e maior volume de exportação.

Coreia do Sul domina vendas de armas por produtores emergentes

A categoria de produtores emergentes da SIPRI abrange empresas com sede no Brasil, Índia, Coréia do Sul e Turquia. A tendência nesta categoria para 2016 é dominada pelo aumento global de 20,6 por cento nas vendas de armas de empresas sul-coreanas, com vendas totais no valor de 8,4 bilhões. "As percepções de ameaças contínuas e crescentes impulsionam as aquisições de equipamentos militares da Coréia do Sul e está se voltando cada vez mais para a sua própria indústria de armas para fornecer sua demanda de armas", diz Siemon Wezeman. "Ao mesmo tempo, a Coréia do Sul tem como objetivo realizar seu objetivo de se tornar um grande exportador de armas".

A queda das vendas de armas japonesas diminui em outros produtores estabelecidos

A "outra categoria de produtores estabelecidos da SIPRI abrange empresas com sede na Austrália, Israel, Japão, Polônia, Cingapura e Ucrânia. As vendas de armas combinadas de empresas nesses países caíram 1,2% em 2016, em grande parte devido a uma diminuição geral das vendas de armas de empresas japonesas (-6,4 por cento). As maiores empresas de armas do Japão experimentaram fortes quedas em 2016: as vendas de armas da Mitsubishi Heavy Industries diminuíram 4,8%, enquanto as de Kawasaki Heavy Industries e Mitsubishi Electric Corporation diminuíram 16,3 e 29,2%, respectivamente.

O banco de dados da SIPRI Arms Industry

O banco de dados da indústria de armas do SIPRI foi criado em 1989. Ele contém dados financeiros e de emprego sobre empresas produtoras de armas em todo o mundo. Desde 1990, a SIPRI publicou dados sobre as vendas de armas e o emprego das 100 maiores dessas empresas produtoras de armas no Anuário SIPRI.

As "vendas de armas" são definidas pelo SIPRI como vendas de bens e serviços militares a clientes militares, incluindo vendas para compras nacionais e vendas para exportação. As mudanças são calculadas em termos reais e as comparações dos países são apenas para as mesmas empresas em diferentes anos.

Este é o primeiro dos três principais pré-lançamentos de conjuntos de dados na preparação da publicação da edição de 2018 do Anuário SIPRI. No primeiro semestre de 2018, o SIPRI divulgará os seus dados internacionais de transferências de armas (detalhes de todas as vendas internacionais, transferências e presentes de armas importantes em 2017), bem como os seus dados de despesas militares mundiais (informações abrangentes sobre tendências globais, regionais e nacionais em Gastos militares). Todos os dados serão apresentados na publicação principal SIPRI Anuário SIPRI 2018 a ser publicado em meados de 2018.

Nota DefesaNet

Comparando o desempenho da EMBRAER Defesa & Segurança temos uma grande variação no ranking,nos últimos anos, devido às incertezas e cancelamentos de vários programas do Governo Brasileiro

Ano

Posição Top 100

Faturamento

U$D milhões

2013

63º

1.210

2014

61º

1.470

2015

91º

839

2016

81º

930

SIPRI Arms Industry 2016 by nelson during on Scribd

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter