COMDEFESA/SM – Início do Polo de Defesa de Santa Maria


 

Nota DefesaNet,

Veja a matéria relacionada:

Santa Maria- Novo horizonte na cidade Link

O Editor
 

 


Na tarde de quinta-feira (27MAR14), ocorreu a primeira reunião do Comitê do Polo de Defesa de Santa Maria (COMDEFESA/SM). O encontro reuniu representantes do executivo, do exército, da aeronáutica, de instituições de ensino superior, de entidades, associações, empresários, inclusive poloneses que estavam em visita à cidade.
 
Como primeiro ato do encontro, após a apresentação dos presentes, ocorreu a instalação efetiva do COMDEFESA/SM, através da leitura da ata da reunião e registro oficial em fotografia. Segundo o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, o objetivo principal do Comitê é reunir periodicamente as pessoas e instituições envolvidas para consolidar Santa Maria como um Polo de Defesa:
 
– Damos por instalado o COMDEFESA/SM – Comitê do Polo de Defesa de Santa Maria – declarou o diretor presidente seguido de aplausos dos participantes.
 
Para o Prefeito Cezar Schirmer, este é um dia muito especial para a cidade. O chefe do executivo estava acompanhado de três representantes de uma multinacional polonesa. A fábrica de jipes e utilitários de uso civil e militar, Honker, está interessada em se instalar em Santa Maria. Segundo Schirmer, a data merece ser comemorada:
 
– Estamos muito felizes por poder reunir todas as pessoas que também querem consolidar este polo que, com certeza, irá potencializar o desenvolvimento do nosso município.
 
O tema que tem ocupado boa parte das manchetes da mídia regional foi assunto principal no encontro que aconteceu no nono andar da CACISM. Além da instalação do Comitê, os participantes debateram algumas ações para o ano de 2014, como a inserção oficial do setor de defesa na Política Industrial do RS, a participação nas reuniões do Polo Aeroespacial Gaúcho, realização de reuniões mensais para estabelecer plano de ações e metas, realização de um seminário internacional de defesa, apoio à UFSM na abertura dos cursos de Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Telecomunicações, entre outros assuntos.
 
Outro ponto debatido e que será articulado pelo Comitê foi o mapeamento das demandas das forças armadas e dos potenciais do município, visando ampliar o número de empresas de Santa Maria que atuam no setor de defesa e atrair novos investimentos.
 
Ao final do encontro, os participantes definiriam a agenda de reuniões mensais para o ano de 2014. A próxima reunião ficou agendada para às 14h do dia 20 de março, no nono andar da CACISM.
 
Participaram da reunião:

– o Prefeito Municipal de Santa Maria, Cezar Augusto Schirmer;
– o Gen. Div. Geraldo Antonio Miotto, Cmt  3ª Divisão de Exército – Divisão Encouraçada (3ª DE);
– o Ten. Cel. Av. Ramiro Kirsch Pinheiro, Cmt da Base Aérea de Santa Maria (BASM);
Adriano Petry, Chefe do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE);
– o Prof. Lissandro Dalla Nora, representando o Centro Universitário Franciscano;
Alexandro Oto Hanefeld, representando o Comitê Gaúcho da Indústria de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (COMDEFESA/FIERGS);
Christiano Ambros, representando a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI);
Jaques Jaeger, Secretário de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos de Santa Maria (SMD);
Vilson Serro, Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM);
Claudio Emanuelli, Diretor Administrativo Financeiro da ADESM;
Rodrigo Décimo, Vice-Presidente da Câmara de Comércio, Industria e Serviços de Santa Maria (CACISM);
Lucas Righi, Presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM);
– o Gen. Eduardo Segundo Liberali Wizniewsky, Chefe do Escritório de Ligação Projeto Leopard;
– o Cel. Giovany Carrião de Freitas, Comandante do Núcleo do Centro de Adestramento e Avaliação Sul (NuCAA) e Cel. André Portela Batista;
Christian Böge, Diretor Geral da KMW do Brasil Sistemas de Defesa Ltda. e João Evangelos Zacharakis,
Erlei Roldan Melgarejo, Diretor da DEFII Ateliê de Software;
Cristiano Silveira, Gestor Executivo do Santa Maria Tecnoparque;
Santos Viana, Gestor do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central (APL CentroSoftware);
Alessander Pavanello, Gestor do Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico da Região Central (APL Metal Centro);
Julio Kirchhof, Presidente do Sindicato das Empresas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (SIMMMAE);
Prof. João Baptista dos S. Martins, Coordenador da Santa Maria Design House (SMDH); Luiz Alberto Flores;
e Diogo De Gregori, Superintendente Executivo da ADESM; e como convidados os representantes da empresa da Polonia Honker, Sr. Zbigniew Tadeusz Tyminski, Sr. Emanuel Neto e Sr. Ricardo Marques.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter