COBERTURA ESPECIAL - Base Industrial Defesa - Defesa

30 de Janeiro, 2014 - 08:50 ( Brasília )

Inova Aerodefesa entra na última etapa do processo de seleção


A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou na terça-feira (28) o resultado preliminar da etapa de estruturação do Plano de Suporte Conjunto (PSC) do Inova Empresa. Lançado no ano passado pelo Governo Federal, o programa visa financiar projetos que beneficiem os setores de defesa e aeroespacial, com um orçamento previsto de R$ 2,9 bilhões.

Ao todo, foram aprovados 311 projetos de empresas, algumas das quais terão acesso a recursos não reembolsáveis de R$ 291 milhões. As empresas selecionadas têm até o dia 7 de fevereiro para interposição de recursos. O resultado final do PSC, após a análise dos recursos, será divulgado no dia 25 de fevereiro.

Articulado entre os ministérios da Defesa, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do MCTI, o Inova Aerodefesa prevê apoio financeiro por meio de crédito, subvenção econômica, investimento e o financiamento a empresas brasileiras e instituições científicas tecnológicas no ciclo produtivo de diversos equipamentos.

O programa abrange quatro setores: aeroespacial, de defesa, de segurança e de materiais especiais. A parte aeroespacial inclui tecnologias para foguetes de sondagem e veículos lançadores de satélites, plataformas espaciais e produtos da indústria aeronáutica.

A de defesa contempla sensoriamento remoto, sistemas de comando e controle e inovação tecnológica em projetos e programas prioritários. Na área de segurança, os produtos referem-se a sistemas de identificação biométrica e de informações, além de armas não letais. O último setor, o de materiais especiais, reúne fibras de carbono e ligas metálicas, resinas e propelentes sólidos, tubos e demais equipamentos.

O processo de seleção pública contou com cinco etapas: manifestação de interesse (julho/2013), seleção de empresas líderes (agosto/2013), apresentação dos planos de negócios (outubro/2013), seleção dos planos de negócios (dezembro/2013) e estruturação do PSC (janeiro/2014).



Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 22 SET, 01:20

MAIS LIDAS

Base Industrial Defesa