ASAS DA SOLIDARIEDADE – História e histórias do Correio Aéreo Nacional

No tarde de 30 de novembro próximo, no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, no centro do Rio de Janeiro, o jornalista e escritor Cosme Degenar Drumond estará lançando o seu mais novo livro Asas da Solidariedade, História e histórias do Correio Aéreo Nacional, como parte da agenda comemorativa dos 80 anos de criação desse importante instrumento de integração e cidadania da Força Aérea Brasileira (FAB).

O livro contém episódios de heroísmo, espírito de sacrifício e patriotismo. Seu conteúdo retrata tanto as ações pontuais dos “carteiros alados” do Brasil quanto a obra ampla de caráter estratégico, em termos de integração e defesa do país, e de caráter humanitário, que significa muitas vezes a diferença entre a vida e a morte e a mão amiga no momento de necessidade.

Motivado, sobretudo, pela solidariedade humana, as missões do CAN tiveram início em 1931, com um voo Rio de Janeiro-São Paulo para entrega de duas correspondências – que, de acordo com os críticos, poderia ser substituído por um pombo-correio. Ao longo dos anos, o serviço postal do CAN significou muito mais para o país do que o simples ganho de tempo de comunicação entre pessoas e empresas. Certamente, esse é um dos aspectos de peso que levam as Forças Armadas do Brasil a desfrutar do alto nível de confiança que lhe atribuem a população do país.

Com capa criada pelo artista plástico Mauro José de Godoy Moreira, prefácio assinado por Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e apresentação pela jornalista e escritora Mirian Paglia Costa, Asas da Solidariedade conta ainda os principais desafios de auto-afirmação do CAN, suas missões humanitárias e de socorro às populações mais humildes e isoladas do país.

Numa narrativa agradável, o autor revela fatos inéditos que colheu ao longo do trabalho de pesquisa que realizou junto a veteranos pilotos da FAB, tendo ele próprio participado da cobertura jornalística de missões do CAN na Amazônia. Editado pela Editora de Cultura Ltda, com o apoio das empresas Dassault Internacional do Brasil, Embraer, Fundação Poupex e Aeromitsuba Serviços e Manutenção Ltda, Asas da Solidariedade tem 144 páginas e diversas ilustrações. Preço: R$ 30,00.

O próximo livro de Degenar Drumond já se encontra em edição. Trata-se de biografia do marechal Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira, intitulada O Brigadeiro, com lançamento previsto para 20 de janeiro de 2012 e apoio das empresas Infraero, Embraer, Fundação Atech, Grupo InbraFiltro e Helibras.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter