08 de Março, 2018 - 10:00 ( Brasília )

Aviação

FAB abre 822 vagas de nível técnico

Aviso de Convocação para selecionar mais de 800 candidatos de nível técnico contempla 20 diferentes áreas em todo o País. Inscrições vão até o dia 23 de março.

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulga Aviso de Convocação, Seleção e Incorporação de Profissionais de Nível Médio, com curso técnico, voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário (até 8 anos e com os mesmos benefícios dos militares de carreira), para o ano de 2018.

Ao total, são 822 vagas em 20 diferentes áreas, para profissionais de diversas localidades do território nacional. As inscrições serão realizadas no período de 05 a 23 de março nas seguintes cidades: Belém (PA), Alcântara (MA), Anápolis (GO), Brasília (DF), Canoas (RS), Confins (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Boa Vista (RR), Eirunepé (AM), Manaus (AM), Porto Velho (RO), São Gabriel da Cachoeira (AM), Fortaleza (CE), Parnamirim (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Barbacena (MG), Lagoa Santa (MG), Campo Grande (MS), Guaratinguetá (SP), Pirassununga (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

São 801 vagas para as seguintes especialidades: Administração, Arrumador, Cozinheiro, Eletricidade, Eletromecânica, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Laboratório, Mecânico de Aeronaves, Motorista, Motorista-Bombeiro, Obras, Pavimentação, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Radiologia, Saúde Bucal e Topografia.

E 21 vagas para a especialidade de Controle de Tráfego Aéreo (para os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA) e Confins (MG). Os requisitos específicos dependem da especialidade pleiteada pelo candidato.

Para as vagas de Controlador de Tráfego Aéreo, é necessário ter conhecimento de língua inglesa (os candidatos passarão por uma avaliação da produção oral em língua inglesa realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA) e formação técnica em informática, computação gráfica, informática para internet ou rede de computadores.

Os candidatos deverão apresentar certificados ou diplomas em um desses cursos, expedidos por instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, com carga horária mínima de 1.000 (mil) horas.

Para participar da seleção, entre outros requisitos, é necessário ter menos de 45 anos de idade até 31 de dezembro de 2018; ter concluído o Ensino Médio até a data inicial do período de inscrição; possuir os requisitos específicos para a especialidade a que está concorrendo e possuir, no máximo, na data da incorporação, o total de sete anos de serviço público.

Após o deferimento da inscrição (não há taxa de inscrição, apenas entrega dos documentos solicitados no edital), os candidatos passarão por etapas de classificação na Avaliação Curricular; comparecimento na concentração inicial; entrega dos exames, avaliações e laudos médicos; aprovação na inspeção de saúde; concentração final e habilitação à incorporação.

Após a incorporação, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCON), e vão realizar o Estágio de Adaptação de Praças, que se destina a adaptar e preparar os incorporados às condições peculiares do Serviço Militar Temporário e ao exercício das demais atividades militares concernentes às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do Comando da Aeronáutica.

A capacitação para a especialidade de Controlador de Tráfego Aéreo ainda inclui curso de controlador de tráfego aéreo no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), para adaptação à atividade funcional.

Todos os participantes precisam atender às condições e às normas estabelecidas pela Aeronáutica, conforme aviso de convocação / edital:

Edital para vagas de Controlador de tráfego aéreo:
http://www4.fab.mil.br/midias/file/qscon tct final.pdf.pdf

Edital para as demais vagas:
http://www4.fab.mil.br/midias/file/AVICON_QSCon_tec.pdf.pdf

Mais informações sobre as seleções:
http://www4.fab.mil.br/quadro_de_graduados_temporarios.php


Fonte: Agência Força Aérea / Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).
Edição: Comunicação Social da Ala 3 (antiga Base Aérea de Canoas), por Tenente Daniela.