09 de Junho, 2014 - 17:00 ( Brasília )

Aviação

Base Aérea de Fortaleza fortalece laços com a sociedade cearense em ações de apoio à cidadania




A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) tem demonstrado reiteradas ações de apoio à cidadania e ao bem-estar do povo alencarino. As ações do Comando daquela OM têm dado provas da sólida parceria, e longeva relação de amizade entre os cearenses e a unidade que representa a presença da Força Aérea Brasileira no Estado do Ceará.

A história da Base Aérea de Fortaleza remonta ao ano de 1933. Sua estrutura é uma obra de elevado valor arquitetônico, e leva a assinatura do renomado arquiteto húngaro, Emílio Hinko. Durante a 2ª Guerra Mundial, foi desta unidade que um B-25B Mitchell com uma tripulação mista brasileira e norte-americada, sob o comando do Cap. Av. Parreiras Horta da FAB, realizou o primeiro ataque de uma aeronave da Força Aérea Brasileira a um submarino alemão.

Em maio de 1958, a BAFZ entrou para a era do jato, ao receber 33 Lockheed F-80C Shooting Star, utilizados até 1973, quando todos foram substituídos pelos Embraer AT-26 Xavante.

Em fase de ajustamento dentro do plano de reestruturação da FAB, a Base Aérea de Fortaleza tem à frente o Tenente-Coronel Aviador Francisco CLÁUDIO Gomes Sampaio, cuja carreira brilhante demonstra não só seu esforço e competência pessoal, como também a inequívoca certeza de que as Forças Armadas permanecem como a mais democrática das oportunidades de ascensão profissional.

Ele assumiu o comando da Organização Militar onde trabalhou como soldado antes de passar na seleção da Academia da Força Aérea. Sua destacada trajetória na Aviação de Caça, por quase 24 anos, o guindaram ao merecido comando da BAFZ.