21 de Janeiro, 2014 - 10:57 ( Brasília )

Aviação

FAB faz lançamentos de água no combate aos incêndios no Chile


A aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na manhã desta segunda-feira (20/01) dois lançamentos de água no combate aos incêndios florestais na província de Bio Bio, no Chile. Outros dois lançamentos acontecem nesta tarde, na região de Pemuco. O avião do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) decolou da cidade de Concepción equipado com o sistema de combate a incêndio conhecido como MAFFS (siga em inglês de Modular Airbone Fire Fighting System).
 
O sistema MAFFS é composto por cinco tanques de água. Dois tubos projetam-se pela porta traseira do C-130 e, a uma altitude média de 150 pés (cerca de 46 metros de altura), despejam água sobre as áreas previamente determinadas. Por questões de segurança, as equipes de bombeiros e brigadistas que atuam no solo evacuam a área antes da dispersão da água. Pode ser realizado um lançamento de toda carga de 10,4 mil litros de água ou, ainda, três lançamentos menores.
 
“Quando lançamos a água, a temperatura do solo diminui, e então a brigada de incêndio pode atuar no combate ao fogo”, explicou o Major Aviador Rogério Vieira Maciel Junior, Operações do 1º GTT.
 
Os militares da FAB decolaram no último domingo (19/01) da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, para atuar no combate aos incêndios no Chile.