14 de Outubro, 2013 - 23:18 ( Brasília )

Aviação

Projeto DPA-VANT conclui sétima campanha de ensaios



Nota DefesaNet

O projeto DPA-VANT romperá várias barreiras tecnológicas no campo de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).

Veja também as matérias:

ACAUÃ faz sua Primeira Decolagem Automática Setembro 2013 - Link

VANT - IAE realiza ensaios do Projeto DPA-VANT - Link


O Projeto DPA-VANT concluiu entre os VANT na pista  Instituto de Aeronáutica e Espaço dias 03 e 07 de outubro a sétima campanha de ensaios (Operação DPA 7), realizada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga - SP. O Projeto, coordenado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tem o objetivo de desenvolver um demonstrador de tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).
 
Nesta etapa da operação, foram realizados nove voos com o Protótipo 03 do VANT Acauã. Durante os ensaios, as equipes pesquisaram ajustes dos ganhos das malhas de controle do piloto automático na rampa de aproximação em preparação para os ensaios de pouso automático da aeronave.
 
A operação foi apoiada pela Academia da Força Aérea com a utilização das pistas do Esquadrão de Instrução Aérea (1° EIA), além de ter alocado durante os ensaios tripulados um helicóptero H-50 Esquilo como aeronave “paquera”, que tem a função de acompanhamento e verificação da segurança dos testes.
 
O projeto, que conta com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), é também apoiado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) com recursos financeiros da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). A Operação DPA 7 contou ainda com cerca de 40 participantes de diversos setores do DCTA e com integrantes das empresas BCC (software) e Flight Technologies (controle).