02 de Agosto, 2013 - 09:00 ( Brasília )

Aviação

GE Adquire a AVIO

Aquisição reforça as capacidades tecnológicas da GE Aviation E posiciona a empresa, com base na Itália para crescimento além da indústria de aviação.


 

Nota DefesaNet

Recentemente a AVIO estabeleceu uma unidade no Brasil e está envolvida na recuperação das Turbinas Spey do caça AMX (A-1).

Curiosamente a FAB volta a lidar com um fornecedor que lhe fechou as portas na manutenção das turbinas dos caças F-5.

O editor


 
FAIRFIELD, CT (USA) – A GE anunciou em 1º Agosto de 2013 que tinha completado a aquisição dos negócios de aviação da AVIO S.p.A., empresa líder no fornecimento de componentes para aviação civil e militar.
 
A aquisição alcançou um valor de U$ 4,3 bilhões (€3.3 bilhões). Não incluiu a divisão espacial da AVIO.
 
Os negócios de aviação da AVIO serão alinhados na AVIO AERO, um  área de negócios da GE Aviation. AVIO Aero manterá seu escritório central em Torino, Itália. A aquisição reforça a participação e o expertise da GE nas areas de sistemas de transmissão mecânica, turbinas de baixa pressão, tecnologia de combustão e sistemas de automação.
 
“A AVIO Aero opera em quatro continentes e reforça a nossa capacidade global e  força na engenharia de nosso produtos,” afirma David Joyce, presidente e  CEO da GE Aviation, baseada em Cincinnati, Ohio.  “Também a GE reforçará a posição da AVIO Aero como fornecedora para indústrias e companhias de aviação. Pensamos reforçar nossa capacidade industrial na Itália.”
 
A GE expandirá oportunidades de negócios da AVIO Aero em geração de energia, produtos para os setores de petróleo e marinha. Por exemplo as capacidades da AVIO Aero em sistemas de transmissão em vários setores industriais.
 
A AVIO Aero tem instalações na Itália em Torino, Pomigliano d’Arco (Nápoles) e  Brindisi, comh 4.000 dos 4.700 empregados na Itália. A AVIO Aero também tem instalações na Polônia, Brasil e China.  Seus clientes serão beneficiados com o plano de investimentos da GE nestas operações para expandir seus produtos e serviços.
 
A GE Aviation tem uma longa história de colaboração com a AVIO Aero, a qual foi um fornecedor estratégico da GE por mais de 30 anos.  A GE e suas companhias com várias joint venture alcança um faturamento de mais do que 50% do faturamento da Avio Aero. Uma equipe de integração da GE e da AVIO Aero está planejando desde janeiro os detalhes do  anúncio de hoje.
 
A Avio Aero, tem sua história desde 1908, em Torino, e tem forte participação de R&D e relacionamento com as principais universidades e e centros de pesquisas. A AVIO Aero participa das turbinas da GE desde a GE90 e GEnx turbofan para o uso civil, aos  pequenos da família CT7/T700 para helicópteros civis e militares. Estes motores da GE estão entre os mais vendidos e rentáveis na aviação.
 
A GE, empresa controladora da GE Aviation, já tem uma significativa presença na Itália com mais de 7.700 empregados em sete area de negócios da GE, em mais de 20 localidades no país, incluindo o escritório principal da GE Oil & Gas Turbomachinery Products & Services, em  Florença, com mais de 5.200 empregados na Itália.