FAB e AVIBRAS assinam memorando de cooperação estratégica

Agência Força Aérea

Publicado em 21JUL2019 – 07:00

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a AVIBRAS Indústria Aeroespacial, localizados em São José dos Campos (SP), assinaram, em 11JUL2019, um Memorando de Entendimento com o objetivo de buscar maior cooperação estratégica para o desenvolvimento e a execução conjunta de ações, programas e projetos tecnológicos, bem como incrementar atividades de pesquisa e prospecção científico-tecnológica, observando boas práticas de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e busca pelo desenvolvimento de tecnologias de impacto positivo no alcance das metas estabelecidas pelo país.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Fernando de Aguiar, explica que o memorando traz a oportunidade de maior aproximação entre as instituições no desenvolvimento de produtos de defesa e até mesmo de uso dual – tecnologias que podem ser utilizadas para fins civis e militares. "Além de possibilitar maior operacionalização dos laboratórios existentes no Departamento, reduzindo, assim, custos de investimento em programas de interesse conjunto", completa.

“Com uma maior sinergia entre as Instituições Científicas Tecnológicas do DCTA e a Avibras, será possível a identificação e o desenvolvimento de tecnologias de interesse do Brasil, potencializando a geração de aplicações industriais inovadoras e até disruptivas”, enfatizou o Diretor-Presidente da AVIBRAS, João Brasil Carvalho Leite.

Diretoria da AVIBRAS liderada pelo Diretor-Presidente João Brasil Carvalho Leite e do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Fernando de Aguiar Foto – AVIBRAS

Indústria

A AVIBRAS é uma empresa de engenharia detentora de conhecimento no desenvolvimento de tecnologia e soluções para as áreas de Defesa e Civil. No setor aeroespacial é uma das pioneiras no Brasil em construção de aeronaves, desenvolvimento e fabricação de veículos espaciais para fins civis e militares.

Entre os projetos desenvolvidos para a Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente, estão o míssil A-Darter e o motor S-50, parte do programa Veículo Lançador de Microssatélite (VLM).

Matérias Relacionadas

 

VLM-1 – INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO (IAE) E AVIBRAS REALIZAM IMPORTANTES ENSAIOS

Nos dias 15 e 16 de novembro, foram realizados com sucesso os ensaios de aceitação e de ruptura do Envelope Motor do propulsor S50, primeiro e segundo estágios do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), Projeto de acesso ao espaço previsto no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). x x

Espaço Nov 2018


AVIBRAS – IAE – Contrato Garante Produção de Oito Motores S50

O dia 22 de dezembro de 2016 será lembrado no Brasil como uma data histórica para o Programa Espacial Brasileiro. Neste dia, em São José dos Campos, no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), foi assinado o contrato de produção de oito motores S50, que serão utilizados nos voos realizados pelo Veículo Suborbital VS-50 e no voo da primeira versão do Veículo Lançador de Microssatélites VLM-1, financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC).

Espaço Dezembro 2016

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter