COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

29 de Novembro, 2018 - 20:00 ( Brasília )

VLM-1 - INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO (IAE) E AVIBRAS REALIZAM IMPORTANTES ENSAIOS





Nos dias 15 e 16 de novembro, foram realizados com sucesso os ensaios de aceitação e de ruptura do Envelope Motor do propulsor S50, primeiro e segundo estágios do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), Projeto de acesso ao espaço previsto no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Esses ensaios, realizados nas instalações da Avibras Indústria Aeroespacial S/A (empresa contratada para industrializar os propulsores), compreenderam um marco importante no Projeto, e objetivaram verificar a estanqueidade e a resistência do Envelope Motor, medindo o deslocamento longitudinal, o deslocamento radial, os deslocamentos relativos entre domos e saias, assim como a pressão de ruptura.

Além das equipes de engenharia e de ensaios da Avibras, testemunharam os ensaios o Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Augusto Luiz de Castro Otero, membros da Comissão Técnica do IAE, responsável pelo acompanhamento do contrato, e representante do IFI, responsável pela garantia governamental da qualidade.

DINÂMICA DOS ENSAIOS

No dia 15 de novembro foi realizado o primeiro pré-teste que pressurizou o Envelope Motor S50 conforme o perfil de pressurização planejado. No dia 16, pela manhã, o Envelope Motor foi submetido ao teste de aceitação, como previam os requisitos do projeto, atingindo resultados superiores aos esperados. Durante todo o ensaio, o comportamento do motor foi monitorado por sensores para medir a deformação, transdutores de deslocamento e sensores acústicos, que permitiram a obtenção de importantes dados, algo que não havia sido realizado anteriormente no Brasil para um Envelope Motor desse porte.

No período da tarde, o Envelope Motor foi pressurizado conforme perfil especificado e rompeu em pressão superior à prevista pelo projeto, garantindo margem de segurança adequada para o sistema, mostrando que o projeto está otimizado e atende aos requisitos de desempenho e segurança.     
    
A realização desses ensaios, com resultados em conformidade com os requisitos do projeto do Envelope Motor S50, marcou um importante momento na história do Programa Espacial Brasileiro, mostrando que o projeto VLM-1 está no caminho certo para o sucesso.

O próximo marco importante para o Projeto será a realização do ensaio estrutural, que visa simular as cargas de voo, combinando tipos de esforços distintos ao longo das interfaces do Envelope Motor S50. Tal ensaio ocorrerá nas instalações do Laboratório de Ensaios Estruturais no Hangar X-20 do IAE, ao longo do primeiro trimestre de 2019.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Superior Tribunal Militar

Superior Tribunal Militar

Última atualização 12 DEZ, 20:20

MAIS LIDAS

Especial Espaço