Informe Otálvora – Diálogo Pouco Provável na Venezuela

 

Informe Otálvora

 

EDGAR C. OTÁLVORA / ANALISTA
@ecotalvora

Publicado originalmente 30MAR14, estraordinariamente em português dia 05ABR14

Para a versão em espanhol acesse o Diário las Américas  Link

 


Não parece certo o anúncio feito pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos da iminência de um diálogo entre a oposição e o governo venezuelano . Santos informou no dia 27 de março, após os esforços da UNASUL, que o governo da Venezuela " na noite anterior tinha aceitado as "condições para iniciar o diálogo" versão que que os fatos desmentiram algumas horas após.

*********
Como informado  no relatório anterior (23MAR14), a ministra das Relações Exteriores da Colombia Maria Angela Holguin designada para  a comissão de chanceleres da Unasul , a visitar Caracas em 25 e 26 de Março , realizou reuniões com os porta-vozes da oposição. Peru e Paraguai, Colômbia comprometeram-se em participar, e estranhamente retiraram a participação de seus ministros das Relações Exteriores . Explicação: Nicolás Maduro queria que a UNASUL meramente endossasse o "Comitê da Paz Nacional ", criado pelo governo sem representação das lideranças das oposições . Mas poucas horas depois quando a UNASUL iniciou as atividades em Caracas, eles concordaram com as reuniões com a oposição  (MUD) Unidade Democrática , bem como grupos e organizações de estudantes que se dedicam à defesa dos líderes de direitos humanos.

*******
A chegada da UNASUL a Caracas coincidiu com um aumento da militarização das operações contra os protestos. O Ministro do Interior , o general Miguel Rodriguez Torres anunciou em 24MAR14, a realização de "operações militares especiais" para combater as barricadas, que permaneciam em quatro estados . Naquele dia, foram mobilizados 1.000 homens da Guarda Nacional(GNB)  para o estado de Bolívar. Dali o chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas (CEOFANB) , o general Vladimir Padrino disse que a Venezuela se encontra em uma " subversão violenta armada, uma insurreição armada" da mesma forma, o chefe militar do estado de Bolívar , General Luis Arrayago , argumentou que "não há uma mudança na escalada do conflito , já não é apenas um incômodo público, mas já é uma ação terrorista", Em fevereiro, o Governo do Maduro moveu uma brigada de pára-quedistas para estado de Táchira para atuar em tarefas de controle de ordem pública .

*******
Colombiano  oferecendo para mediar a crise política na Venezuela foi apresentada pelo presidente Juan Manuel Santos, em 14MAR14 . Naquela ocasião, Maduro reagiu amargamente contra o colombiano . Em seguida , a criação de um esquema internacional para a mediação entre o governo e a oposição venezuelana foi o tema da reunião de 28FEV14, em Washington, entre o ministro das Relações Exteriores da Colômbia e do secretário de Estado de EUA , John Kerry.

*****
 
Após dois dias de reuniões com setores do governo, a oposição e a Igreja , a delegação de chanceleres da UNASUL se reuniu pela segunda vez com Nicolás Maduro, na noite de 26MAR14. No dia seguinte ele divulgou um comunicado no qual se referiu como " a abertura ea disposição do presidente em aceitar as recomendações feitas . " Depois de seu retorno a Bogotá , a ministra das Relações Exteriores Holguin afirmou que: "a Venezuela está disposta a desarmar a linguagem", enquanto Ricardo Patino , ministro das Relações Exteriores do Equador , disse em Quito, que a oposição estava disposta a conversar com o governo, se " algumas regras fossem estabelecidas . " Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores da Bolívia , David Choquehuanca, anunciou que os seus colegas do Brasil, Colômbia e Equador seriam responsável pelo monitoramento. Para Santos a UNASUL havia criado a ilusão de uma negociação peremptória entre o governo – oposição..

*****
Ao anoitecer, de 27MAR14, Maduro anunciou a aprovação do comitê de três ministros das Relações Exteriores da UNASUL . Também aceitou o pedido da oposição para a presença de um "controle externo", referindo-se ao Cardeal Pietro Parolin , o secretário de Estado do Vaticano e ex-Núncio em Caracas. Maduro prometeu não referir-se aos líderes da oposição com palavras depreciativas",  mas Maduro rejeitou "condições " ou " agendas anteriores " para um eventual diálogo.
********

Um diplomata sul- americano disse: “Maduro colocou uma condição prévia : o fim das barricadas” . Enquanto isso, uma alta fonte  da aliança de oposição MUD, afirmava  que não aceitava a UNASUL como um mediadora para o diálogo. O MUD teria apresentado uma lista das negociações anteriores com as condições do governo. Tais requisitos serima a libertação dos presos políticos, o retorno dos exilados; o fim dos julgamentos de do smais de 800 processos iniciados nas últimas semanas , a investigação independente da repressão aos protestos, prisão, julgamento e punição perpetradores de violações dos direitos humanos, a eliminação de leis e regulamentos, entre outros. Como é evidente , todas as negociações entre o  governo e a oposição  na Venezuela agora são vistas improváveis.

**********
Um setor de Chavistas se opõe às negociações com a oposição e chama isso de " um pacto infame com seus inimigos capitalistas". O ideólogo Toby Valderrama da velha esquerda radical militante venezuelana e que define o Governo do Maduro como " mesquinho ", ele disse em artigo 27MAR14, que " as declarações dos ministros das Relações Exteriores da UNASUL , o arranjo de porta-vozes da oposição , a postura a cúpula da igreja, são claros convites a seguir no caminho da conciliação , a nova aliança ", que qualifica como" pacto social " .

*****
ONG de Direitos Humanos  entregaram  a vários ministros das Relações Exteriores da UNASUL  relatórios de mortes e violações dos direitos humanos dos detidos durante os recentes protestos na Venezuela . Padrões de tortura, abuso , estupro, roubo, audiências judiciais sem a presença de advogados e as ações de grupos paramilitares para reprimir protestos foram relatados. Rafael Uzcátegui  membro de organização e participante na reunião , disse em sua conta no Twitter que o ministro brasileiro das Relações Exteriores Luiz Alberto Figueiredo, minimizou o problema. Figueiredo foi citado como dizendo : " . Venho de um país onde o terror de estado era praticado,  na Venezuelaisso  não acontece " .

*******
 
Nas últimas semanas  diplomacia brasileira agiu como uma parte operacional da estratégia internacional do Governo de Maduro. Junto com a Argentina , Uruguai e (estranhamente ) o Paraguai em um comunicado criticou o Mercosul, o Brasil se apressou em 16FEV14 para se qualificar como " tentativas de desestabilização da ordem democrática " protestos estudantis na Venezuela. Além disso , de acordo com várias fontes , a diplomacia brasileira " pressionou " o governo do Paraguai para rejeitar a chamada para uma reunião ministerial na OEA para analisar a situação venezuelana.

********
 
China  esta no processo de construção de uma planta para a produção de gás lacrimogêneo (CS) na Venezuela. Os dados foram fornecidos por  empresas de defesa do Brasil. A planta a ser construída na Venezuela iria incluir a produção de gás CS (malononitrilo clorobenzilideno). A notícia foi comentada nesta semana (24 a 30 MAR14),  entre os presentes na Feira Aeroespacial FIDAE, realizada em Santiago do Chile.

*****
O nome da empresa brasileira Condor Tecnologias Não- Letais tem aparecido  nas últimas semanas pelo uso maciço de granadas e gás lacrimogêneo contra os manifestantes  venezuelanos. O Deputado Federal  Marco Rubio, Republicano, da Flórida, mostrou a imagem de uma  granada durante o seu discurso no Senado dos EUA , 27MAR14 , referindo-se à situação na Venezuela. Um representante sênior da empresa , consultada para este relatório, disse que o material é de longa data , como a venda de munição e equipamentos para a Venezuela foram suspensas "há vários anos " por causa do atraso no pagamento por parte do Governo venezuelano .

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter