COBERTURA ESPECIAL - US RU OTAN - Geopolítica

11 de Maio, 2022 - 11:00 ( Brasília )

Rússia diz estar observando de perto configuração de fronteiras da OTAN


A Rússia está observando atentamente qualquer coisa que possa afetar a configuração das fronteiras da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em resposta à visita do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, à Suécia e Finlândia nesta quarta-feira.

Espera-se que tanto a Suécia quanto a Finlândia tomem decisões neste mês sobre a candidatura à adesão à aliança militar ocidental.

Rússia não quer guerra na Europa, diz chanceler russo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta quarta-feira que Moscou não quer a guerra na Europa, mas que os países ocidentais estavam interessados em ver a Rússia derrotada em sua campanha militar na Ucrânia.

"Se você está preocupado com a perspectiva de guerra na Europa --não queremos nada disso", disse Lavrov em uma entrevista coletiva em Mascate, após conversas com seu homólogo de Omã.

"Mas chamo sua atenção para o fato de que é o Ocidente que está constantemente e persistentemente dizendo que, nesta situação, é necessário derrotar a Rússia. Tire suas próprias conclusões", acrescentou.


VEJA MAIS