Militares realizam adestramento na Amazônia

CORE 2024

Marabá (PA) – A 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23 Bda Infl Sl) realizou na última semana o Exercício de Tiro Real (ETR), destinado aos militares que compõem a Subunidade CORE, com a participação de mais de 300 militares. Essa foi a última etapa do adestramento da tropa, que segue no mês de agosto para representar o Brasil no Exercício CORE 24, nos Estados Unidos.

O exercício foi realizado no terreno da Fazenda Limeira, a 70 km de Marabá.  Foram realizados tiros das Metralhadora FN Mag e MINIMI; dos Fuzis IA2 e Daniel Defense DD5 7.62mm; e do Canhão Sem Recuo 84mm Carl Gustaf.

Durante a atividade foi possível observar não somente o adestramento da subunidade, realizada ao longo dos dois últimos anos, mas a integração de todas as funções de combate, a exemplo do fogo com a manobra.

Todo o adestramento da tropa foi acompanhando por uma comitiva do Comando de Operações Terrestres (COTER), como parte da visita operacional ao Comando Militar do Norte (CMN).

A programação incluiu ainda uma demonstração do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (1º GAC Sl). Com apoio de uma aeronave do Destacamento de Aviação do Exército (Dst Avx Ex) e da Seção Fluvial da 23º Bda Inf Sl, foi montada uma bateria de obuses e apresentado o resultado do treinamento constante dos militares que cumprem sua missão no ambiente de selva.

A atividade contou com as presenças do Gen Ex Novaes (Cmt Op Ter), Gen Ex Guilherme (Cmt Militar do Norte), Gen Bda Veiga (Cmt 23ª Bda Inf Sl), Gen Bda Rabêlo (Ch Mis Paz Av/IGPM), Gen Bda Fabiano (Ch C Dout Ex/Ch Prep F Ter), Gen Bda Nagy (Ch CCOp/CMN), Gen Santana Netto (ChEM/CMN), que na ocasião puderam acompanhar todo o exercício.

CORE 2024 (Combined Operation And Rotation Exercise)

​​​​​​O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. A primeira edição aconteceu no Brasil em 2021, a segunda, em 2022, na cidade de Luisiana nos EUA. Já em 2023, a terceira edição aconteceu na região norte do Brasil.

Em 2024, no mês de agosto, o Exercício CORE reunirá militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos da América (EUA) para um adestramento combinado em Fort Johnson. As tropas dos dois países irão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter