Lançada a pedra fundamental da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército

O projeto de implantação da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército em Pernambuco ganhou mais um importante capítulo nesta quarta-feira, dia 23 de março. Foi lançada a pedra fundamental do novo estabelecimento de ensino militar em cerimônia realizada no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), na localidade de Chã de Cruz, em Paudalho (PE).

A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; de Ministros de Estado; do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; de oficiais-generais do Alto Comando do Exército; e outras autoridades civis e militares. Com a nova escola, o Exército centralizará a formação dos sargentos de carreira, atualmente realizada em diferentes cidades brasileiras.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou que a implantação da escola em Pernambuco representa economia de recursos e garantia de uma melhor formação para os sargentos.

Ganha o Nordeste, ganha o Exército Brasileiro e, mais que tudo, ganha o Brasil, por uma escola que nasce para ser a melhor do mundo”, afirmou. Por sua vez, o Comandante do Exército destacou que este dia se reveste de especial júbilo e materializa a importância que a Instituição confere à formação de seus quadros, bem como o valor que a Força Terrestre credita nas terras pernambucanas, berço da nacionalidade brasileira e gênese do nosso Exército.

O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luiz Novaes Miranda, afirmou que a Força Terrestre tem dado passos importantes para aprimorar a formação dos sargentos. “Centralizar a escola aqui vai significar muito para nós. Vamos melhorar processos internos e criar uma coisa que não tínhamos antes, que é o espírito de turma, pois hoje eles são formados em locais diferentes”, destacou o general.

História de Pernambuco

Pedra fundamental é o nome que se dá ao primeiro bloco de pedra ou de alvenaria que retrata o início de uma construção. A pedra fundamental da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército é proveniente do Monte das Tabocas, região localizada no município de Vitória de Santo Antão (PE), onde, em 3 de agosto de 1645, período antecedente às batalhas dos Guararapes, se iniciou a restauração da Pátria diante do invasor estrangeiro.

Nessa data, ocorreu a célebre Batalha do Monte das Tabocas, primeira grande vitória dos luso-brasileiros perante os holandeses. A vitória do Brasil foi consolidada em 1654.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter