Exército inicia a última etapa do processo de Alistamento Militar Obrigatório: a Seleção Complementar

No dia 3 de fevereiro, o Exército Brasileiro iniciou a Seleção Complementar dos recrutas a serem incorporados no ano de 2020.Trata-se da última fase do Alistamento Militar Obrigatório dos jovens que iniciaram o processo em 2019.

A Seleção Complementar ocorre em organizações militares de todo o Brasil, a exemplo do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18º BI Mtz), “Batalhão Passo da Pátria”. Durante essa etapa, que terá a duração de duas semanas, serão realizados exames médico-odontológicos, entrevistas socioculturais e palestras alusivas ao Serviço Militar, visando esclarecer dúvidas e possibilitando que o processo de seleção transcorra da maneira mais democrática possível.

A combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou formação cultural que o recruta tenha, e a representação de todas as classes sociais são os dois principais critérios para a seleção do futuro soldado.

Além disso, consideram-se, também, aspectos culturais, psicológicos e morais. A incorporação da turma de 2020 ocorrerá no dia 2 de março, dando início à formação do soldado.

Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se ao cumprimento de horários e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter