Exército Brasileiro participa de Seminário de Defesa Nacional e Programas Estratégicos em Brasília (DF)

A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, no dia 13 de novembro, o Seminário de Defesa Nacional em Brasília. O evento teve como tema “Defesa Nacional e os Programas Estratégicos das Forças”, com foco na Política Nacional de Defesa (PND), na Estratégia Nacional de Defesa (END) e no Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), bem como nos portfólios dos programas e projetos estratégicos das Forças Armadas.

O evento foi transmitido, em tempo real, pelo canal do YouTube do Ministério da Defesa. Palestraram no evento o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol; e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Também estiveram presentes no seminário diversas autoridades e convidados, civis e militares. O Ministro da Defesa tratou sobre a importância de se levar o assunto Defesa à sociedade, lembrando que a Política e a Estratégia Nacional de Defesa são revistas a cada 4 anos e são remetidas, por força de lei, ao Congresso Nacional para uma apreciação.

"Isso para fomentar o debate com os representantes do povo em relação aos assuntos de Defesa, não só de caráter prioritário da Marinha, do Exército e da Força Aérea, mas um debate para conhecimento nacional", explicou.

Já o Comandante do Exército destacou alguns dos principais projetos estratégicos sob a responsabilidade do Exército Brasileiro e reafirmou o compromisso militar de servir à sociedade. "Nós abraçamos a decisão de nos tornarmos soldados e firmamos um contrato com a Pátria, com a Nação, com o povo brasileiro para cumprirmos o que o cidadão decidiu e seus representantes escreveram na Constituição. Para nós, que juramos dar a vida para cumprir esse contrato, fica muito clara a importância do poder militar para uma nação, para a nossa soberania e para a defesa dos interesses da Nação", disse o Comandante.

O seminário foi o primeiro de uma série de eventos que visam ampliar a difusão das ações e atividades planejadas e realizadas pelo Ministério da Defesa, pelas Forças Armadas e por parceiros institucionais do setor de Defesa. O objetivo foi buscar e manter o relacionamento com os setores estratégicos de interesse e ainda promover o debate e a participação da sociedade brasileira em assuntos de Defesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter