Exercício no Recife conta com 1º tiro do Lançador Múltiplo de Foguetes do Sistema ASTROS 2020 no Nordeste

No dia 22 de novembro, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), foi realizado, pela primeira vez no Nordeste, o exercício de tiro do Lançador Múltiplo de Foguetes ASTROS 2020, equipamento composto de foguetes SS80, SS60, SS40 e SS30, de alta tecnologia, com capacidade para disparar 190 foguetes em 16 segundos e que está presente nas atividades de instrução do Exército Brasileiro há cerca de 20 anos.

O Lançador Múltiplo de Foguetes ASTROS 2020 é um sistema de apoio de fogo de longo alcance e alta precisão que faz parte dos Programas Estratégicos do Exército.

O sistema é formado por viaturas mecanizadas com tecnologia avançada que incluem radares, computadores, navegação por GPS, sistemas de comunicação por rádio digital, estações meteorológicas e sistemas mecânicos e hidráulicos.

A coordenação tática ficou a cargo do 6° Grupo de Mísseis e Foguetes, do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército, ambos situados em Formosa (GO), que apoiou a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Recife (PE) durante a realização do Adestramento Avançado 2018.

Para a demonstração, foi deslocado para o campo um módulo reduzido composto por uma viatura posto meteorológico, uma viatura de remuniciamento, uma viatura oficina veicular eletrônica, uma viatura posto comando controle e duas viaturas lançadoras universais.

A atividade foi conduzida com pleno êxito e os resultados foram acima dos previstos pela coordenação do Exército.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter