Estado-Maior do Exército realiza painel sobre Liderança e Ética

Brasília (DF) – No dia 10 de outubro, o Estado-Maior do Exército (EME), por meio do Centro de Estudos Estratégicos (CEEEx) promoveu o Painel “Liderança e ética sob uma perspectiva estratégica: lições a partir de conflitos contemporâneos”, no Quartel-General do Exército (QGEx).

O painel teve como objetivo compartilhar reflexões e experiências relacionadas aos conflitos armados da atualidade, focalizando a Dimensão Humana, de forma a contribuir para a implementação e o desenvolvimento das orientações constantes do Manual de Fundamentos Conceito Operacional do Exército Brasileiro – Operações de Convergência 2040.

A atividade foi realizada de forma híbrida e contou com a participação de dois painelistas estrangeiros: John Thomas, Presidente da Sociedade Internacional de Ética Militar na Europa, e Ruben Stewart, Conselheiro de Forças Armadas e Grupos Armados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Genebra.

A abertura do evento foi realizada pelo General de Brigada Fernando Bartholomeu Fernandes, 7º Subchefe, o que contou também com a presença do General de Divisão (R1) Otávio Santana do Rêgo Barros, dos analistas do CEEEx, dos pesquisadores do Núcleo de Estudos Prospectivos e de integrantes da Seção de Gestão de Capacidades. Participaram, ainda, representantes de diversos órgãos: Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Departamento Geral do Pessoal (DGP), Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), Comando de Operações Terrestres (COTER), Centro de Estudos de Pessoal (CEP) e Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx), além de um representante da Chefia de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, os quais contribuíram com os debates sobre a temática.

No painel, foram abordados os desafios emergentes para o exercício da liderança e da tomada de decisão ética diante da complexidade dos conflitos atuais, sob uma perspectiva estratégica, considerando aspectos como o crescente uso da tecnologia, as diferenças geracionais e as possibilidades de atuação dos comandantes dos diferentes níveis. A moderação do painel foi realizada pela Tenente-Coronel Daniela Schmitz Wortmeyer, analista do CEEEx.

Fonte: 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter