Fonte: EB
– 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado
Ponta Porã (MS) – Fotos: 01 e 02
No período de 15 a 19 de agosto, o Curso de Cavalaria da Escola de Sargentos das Armas realizou um Exercício de Reconhecimento de Eixo e de Ação Retardadora em Ponta Porã (MS), juntamente com militares do 11 º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Marechal Dutra.
– Manutenção 100% eficiente
Teresina (PI) – Fotos: 03, 04 e 05
O 25º Batalhão de Caçadores (Teresina/PI) é uma organização militar (OM) de destaque da 10ª Região Militar. Um dos fatores para esse reconhecimento é o seu Pelotão de Manutenção e Transporte (Pel Mnt Trnp), atualmente comandado pelo 1º Tenente Antônio José da Silva Filho. Composto por 23 militares (1 tenente, 6 sargentos, 5 cabos e 11 soldados) reúne experiências diversificadas, que solidificam a sua importância no apoio logístico às operações militares, com extremo zelo na manutenção das viaturas.
O Pel Mnt Trnp é uma fração pertencente à Companhia de Comando e Apoio do Batalhão, organizado em Grupo de Comando, Grupo de Suprimento, Seção de Manutenção e Seção de Transporte. Dentre suas missões, destacam-se prestar o apoio às atividades logísticas, executar as atividades de manutenção e transporte previstas para a OM nos planos e inspeções e manter o eficiente funcionamento das oficinas.
Atualmente, o 25º BC possui 13 viaturas operacionais e 14 administrativas, todas em condições de operação. Até mesmo a manutenção de 2º escalão vem sendo realizada pelo pelotão em oficinas especializadas. As viaturas e os militares de manutenção participam, ainda, de todas as atividades e exercícios do Batalhão.
– 1º Grupamento de Engenharia
João Pessoa (PB) – Fotos: 06 e 07
Em 22 de agosto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes liberou ao tráfego o viaduto de acesso ao Aeroporto Internacional Castro Pinto (João Pessoa e Bayeux/PB), obra sob responsabilidade do 2º BEC.
– Exército realiza transporte de material apreendido em garimpo
Nova Bandeirantes (MT) – Fotos: 08. 09, 10, 11, 12 e 13
No período de 26 de maio a 31 de agosto, o Comando Militar do Oeste (CMO) conduziu ações de combate ao desmatamento, desencadeadas pelo Governo Federal no norte do Estado de Mato Grosso. A ação envolve os Ministérios da Defesa, da Justiça e do Meio Ambiente, com o objetivo combater os delitos ambientais naquela região.
Durante as atividades desenvolvidas na Operação, um trabalho conjunto do Exército Brasileiro, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Polícia Federal, do Departamento Nacional de Produção Mineral, Força Nacional de Segurança Pública e de outros órgãos federais, estaduais e municipais, realizou a interdição de um garimpo ilegal situado nas proximidades do Município de Nova Bandeirantes (MT).
O garimpo Novo Astro foi interditado pelas autoridades competentes e todo o material apreendido foi retirado do local pelo Exército e conduzido para o Município de Alta Floresta (MT). Dessa forma, a ação impede a continuidade do trabalho no garimpo ilegal e a consequente degradação do meio ambiente.