CCOPAB conduz estágio para atuação de civis em ambientes instáveis

No período de 24 a 28 de agosto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu o Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis 2020 (EPCAAI 2020), com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do preparo de civis que atuam ou poderão atuar em ambientes instáveis no desempenho das suas funções. A atividade buscou proporcionar, prioritariamente, noções básicas de segurança e de proteção individual.

No corrente ano, participaram 34 estagiários das seguintes instituições nacionais e internacionais: Caritas Brasileira/Organização Internacional para Migrações, Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, Impact Hub Floripa, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública/MG, USP, PUC-Rio, Junta de Missões Mundiais de Convenção Batista Brasileira, Articulação Sul, Cruz Vermelha Brasileira/PA, Gabinete de Segurança Institucional, REBRAPAZ, DEPOE, ACNUR, Solar do Rosário, OAB-MS, UVA, UFRJ/ESG, Conselho Tutelar de Salvador, Prefeitura do Rio de Janeiro, Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro, Conexão Voluntário em Campos, IBMR e STJ. Os estagiários tiveram instruções de comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos e Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear (DQBRN), entre outras.

Durante a atividade, mereceu destaque a participação, por videoconferência, da Srª Conselheira Viviane Balbino, do Ministério das Relações Exteriores, da Profª Drª Eduarda Hamann, Coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), ambas apresentando a participação de civis brasileiros em missões em ambientes instáveis, da Sra. Bia Albernaz, compartilhando experiências no terreno vivenciadas na MONUSCO, na República Democrática do Congo, na Missão Política na Colômbia e com refugiados no Sudão do Sul, e da Srª Fernanda Brasil nas missões de paz da ONU no Haiti, na República Democrática do Congo, na República Centro Africana e no Mali.

A realização do EPCAAI 2020 foi possível em virtude do apoio das seguintes Organizações Militares da Guarnição da Vila Militar:

– 27º Batalhão de Infantaria Pára-quedista;
– Companhia Precursora Pára-quedista;
– 57º Batalhão de Infantaria Motorizado;
– 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado;
– Escola de Instrução Especializada;
– Centro de Adestramento-Leste; e
– Base Aérea dos Afonsos.

Fonte: CCOPAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter