Search
Close this search box.

Capacitação física é tema de acordo militar entre Brasil e EUA

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 12 de setembro de 2024, ocorreu no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) a assinatura do Acordo de Projeto celebrado entre o Exército Brasileiro e o Exército Norte-Americano, para o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Otimização do condicionamento cerebral e físico como uma ferramenta de treinamento para melhorar a resiliência dos soldados ao estresse de combate (Brain-Physical Optimization Conditioning – B-POC)”.

A atividade contou com a participação do General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), do General de Brigada Ricardo Santos Taranto, Chefe do CCFEx, do Coronel Veterano Antônio Fernando Araújo Duarte, Assessor de Doutrina do CCFEx e pesquisador sênior do projeto, e do Tenente Coronel Hélio Gonçalves Chagas de Macedo, Diretor do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), organização militar (OM) executora do projeto, por parte do Exército Brasileiro.

Coube ao Gen Taranto realizar a assinatura do acordo, uma vez que foi designado por meio de Portaria do Ministério da Defesa para atuar como Agente Executivo (MA) do referido acordo. As ações de pesquisas serão desenvolvidas por meio de colaboração entre o IPCFEx, OM Diretamente Subordinada ao CCFEx, e o Instituto de Pesquisa Walter Reed, do Exército Norte-Americano (Walter Reed Army Institute of Research – WRAIR).

A cerimônia de assinatura ocorreu no âmbito do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América referente a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (Acordo RDT&E, sigla em inglês – Research, Development, Test and Evaluation Agreement).

Voltado para o aprimoramento da capacitação física do combatente, o objetivo principal do projeto de pesquisa é o de desenvolver e validar uma forma de treinamento que combina a realização de exercícios físicos e de resistência mental, visando aumentar o desempenho físico e operacional de militares, por meio do aumento da tolerância à fadiga física e da resiliência psicológica. O início da aplicação do protocolo experimental está planejado para o 1º trimestre de 2025.

A ação de assinatura do Acordo de Projeto B-POC está ocorrendo simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos, no caso da Nação Amiga por parte do Agente Executivo designado pelo Exército Norte-Americano, sendo que a documentação assinada será posteriormente trocada entre os dois países.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter