Cadetes participam de Exercício de Operações Defensivas

Resende (RJ) – Os cadetes dos 2º, 3º e 4º anos da Academia Militar das Agulhas Negras realizaram, na última semana, o Exercício Integrador de Operações Defensivas no campo de instrução da AMAN. Em uma situação simulada de defesa de área, os cadetes buscaram o máximo de realidade nos incidentes planejados, coroando assim as instruções do 1º semestre na academia.

Os cadetes do Curso de Infantaria constituíram o 84º BI na defesa do corte do Rio Pirapitinga. Mobiliando a Área de Defesa Avançada, constituíram a reserva e os postos avançados de combate do Batalhão. O 12º R C Mec foi mobiliado com os cadetes do Curso de Cavalaria, que realizaram um movimento retrógrado ocupando posições de retardamento.

Em apoio aos elementos de manobra, os cadetes do Curso de Artilharia constituíram o 51º GAC e executaram tiros reais com o obuseiro auto rebocado 105 mm. Dentro do contexto tático, os cadetes do Curso de Engenharia planejaram e executaram o plano de barreiras da 8ª Divisão de Exército, mantiveram a rede mínima de estradas e lançaram obstáculos agindo como um multiplicador do combate da Força Terrestre Componente (FTC).

Os cadetes do Curso de Comunicações estabeleceram o Posto de Comando Principal da 10ª Bda Inf Mtz, facilitando a tomada de decisões pelos comandantes das diversas frações.

Como parte do apoio logístico no exercício, os cadetes do Curso de Intendência e do Curso de Material Bélico desdobraram a Base Logística de Brigada (BLB) na região da Fazenda Boa Esperança, planejando e executando as Funções Logísticas de Suprimento, Transporte e Recursos Humanos.

A execução do Exercício no Terreno de Operações Defensivas propiciou aos cadetes a possibilidade da resolução de Problemas Militares Simulados (PMS), empregando os ensinamentos adquiridos em sala de aula.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter