Brigada Aeromóvel realiza Operação Aratu IX

Caçapava (SP) – A Brigada de Infantaria Aeromóvel realizou, entre os dias 02 e 08 de junho, a Operação Aratu IX com a Força-Tarefa (FT) Itororó, nas cidades paulistas de Lorena, Cruzeiro e Cachoeira Paulista. O exercício manteve dos padrões da Força de Prontidão (FORPRON) da Grande Unidade Aeromóvel do Exército Brasileiro, certificada no ano de 2023.

O exercício começou no dia 2 de junho, com a concentração dos meios no aquartelamento do 5º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, em Lorena. No dia 3 de junho, foi realizado o aprestamento de toda Força-Tarefa, constituída por 769 militares. Antecedendo ao Assalto Aeromóvel, a equipe de precursores do núcleo da 2ª Companhia de Precursores infiltrou na área de operações, a fim de operar a zona de pouso de helicópteros. 

Nos dias 4, 5 e 6 de junho, os militares realizaram o Assalto Aeromóvel, atacando posteriormente o aeródromo da cidade de Cruzeiro, onde estabeleceu uma cabeça de ponte aeromóvel. Na sequência das ações, houve a junção com elementos da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada e uma marcha forçada até o ponto de exfiltração. 

A Operação Aratu IX foi acompanhada pelo General de Divisão Montenegro, Comandante da 2ª Divisão de Exército, e pelo General de Brigada Pasinato, Comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel.

Ao final da Operação, todos os objetivos de adestramento, previstos para o exercício, foram atingidos, ratificando a capacidade de pronta resposta da Força de Prontidão da Brigada de Infantaria Aeromóvel.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter