Na segunda-feira, dia 8 de novembro, foi realizado, no Campo de Parada General Zenóbio da Costa, o aprestamento das tropas da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, envolvendo o Grupamento de Unidades Escola/ 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/ 9ª Bda Inf Mtz) e parte da Artilharia Divisionária da 1ª DE (AD/1), que participarão do exercício de adestramento avançado – Operação Membeca 2021.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, e contou com a presença dos comandantes da 1ª Região Militar, General de Divisão, Luiz Fernando Estorilho Baganha, da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel e do GUEs/ 9ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo.
Durante o aprestamento, o comandante da 1ª DE ressaltou em suas palavras a oportunidade ímpar da realizar um exercício de adestramento da magnitude da Operação Membeca e, como tal fato demonstra a prioridade que o Comando de Operações Terrestres atribui a esse grande Comando operacional.
A Operação Membeca, será realizada nos municípios fluminenses de Paracambi, Volta Redonda, Quatis e Resende, além da cidade de Juiz de Fora (MG). Ao todo estarão empregados 4.750 homens e mulheres e serão utilizadas mais de 700 viaturas durante as 12 jornadas de exercício em sua fase de execução, que se estenderá até o dia 20 de novembro.