SAAB recebe encomenda de quatro Leopards para o Brasil

A SAAB recebeu a encomenda da Belov Engenharia de quatro veículos de trabalho Leopard que atuarão nas operações da Petrobras no Brasil. O pedido foi reservado no segundo trimestre de 2020.

O Leopard é um veículo de trabalho desenvolvido pela SAAB Seaeye – divisão da SAAB de robótica subaquática -, que tem a metade do tamanho de um equipamento hidráulico com as mesmas capacidades.

Com agilidade, o veículo é reativo e tem maior praticabilidade, sendo capaz de lidar com correntezas mais fortes, ampliando, assim, as possibilidades operacionais. O Leopard consegue atingir profundidades de até 3 mil metros.

“O Leopard foi desenvolvido para atender manobras complexas de forma ágil, em profundidades que nenhum outro veículo de trabalho hidráulico consegue atingir. A tecnologia aplicada no equipamento confere toda a qualidade e segurança que são marcas das nossas soluções na SAAB”, comenta Piet Verbeek, Diretor de Vendas da SAAB.

Com tamanho compacto e uma relação empuxo-volume sem precedentes – o que gera velocidade na água –, o equipamento entrega potência e estabilidade, tanto da carga útil como de manobra, necessárias para transportar uma variedade grande de ferramentas e sensores, geralmente associadas a sistemas hidráulicos bem maiores.

Com isso, é possível ter economia considerável de carbono, staff, mobilização e custos de manutenção. Uma das principais vantagens no manuseio do Leopard é a sua arquitetura de controle inteligente iCON que, além de promover um maior controle, oferece mais informações sobre a operação do veículo, aprimora o diagnóstico de falhas e permite uma maior redundância.

O iCON também é adaptável a tecnologias futuras, incluindo operações autônomas. Os Leopards serão incorporados à frota SAAB Seaeye da Belov e serão lançados de três embarcações de apoio ao mergulho (DSVs) para limpar e inspecionar os risers em unidades flutuantes de armazenamento e transferência (FPSOs), entre outras tarefas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter