SIMDE – COMDEFESA – III Prêmio Gen Mursa Discurso do Presidente Erane Aguiar saudando o ex Presidente Michel Temer

 

Notas DefesaNet

Publicamos o discurso do Presidente do SIMDE, Dr Erane Aguiar, na solenidade do III Prêmio General Joaquim Mursa, realizado na FIESP, 25 Maio 2021.

Para detalhes do evento acesse:

SIMDE entrega Prêmio General Mursa ao Ex-Presidente Temer

O Editor

III Prêmio General Joaquim de Sousa Mursa

Discurso do Presidente do SIMDE

Dr Erane Aguiar ao agraciado ex Presidente Michel Temer

Exmo. Sr. Michel Temer, Ex-Presidente da República e agraciado com o Prêmio General Joaquim de Sousa Mursa,

Exmo. Sr. Paulo Skaf, Presidente da FIESP e anfitrião da cerimônia de hoje.

Em nome de quem cumprimento a todas as autoridades civis e militares presentes e que nos assistem pela transmissão na Internet,

Caros companheiros do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança,

Caros Companheiros do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP e demais departamentos e conselhos superiores

Prezadas Senhoras e Senhores,

É com grande honra que tenho a oportunidade de, em nome do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança – SIMDE, estar presente na FIESP para agraciar o presidente Michel Temer com nosso prêmio “General Joaquim de Sousa Mursa”.

A criação desse prêmio pelo SIMDE teve como fundamento não apenas resgatar a memória do General Joaquim de Sousa Mursa, que através da metalurgia contribuiu imensamente para o desenvolvimento da indústria de defesa do Brasil.

Ele também objetiva exaltar os feitos de pessoas e autoridades cujas ações têm ou tiveram impacto positivo profundo na BID – Base Industrial de Defesa e Segurança.

Somos um setor estratégico, garantidor da soberania nacional e que promove o desenvolvimento de tecnologias, garantindo ainda empregos, renda e receitas para nosso país. Somos, ademais, um vetor de desenvolvimento tecnológico dual, fundamental para o desenvolvimento da nação.

Nunca é demais citar as diversas tecnologias que dependem da Base Industrial de Defesa como: satélites, foguetes, compostos químicos diversos, medicina nuclear e geração de energia, para ficar apenas em alguns itens.

Através desse prêmio, batizado com o nome desse grande brasileiro, prestamos homenagem àqueles que compreendem e valorizam o papel da sua importância para a soberania nacional.

Nesse sentido, o presidente Michel Temer teve um papel muito importante.

Não apenas pelo que fez pelo setor que o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança representa, mas pelo país como um todo.

Afinal, Vossa Excelência assumiu a presidência num momento conturbado da nossa história e, ainda assim, conduziu com habilidade política e espírito público uma transição democrática, conseguindo naquele turbilhão que vivemos aprovar com coragem e determinação reformas importantes que o Brasil efetivamente necessitava, como a Reforma Trabalhista.

 

Vossa Excelência foi além, tendo a compreensão, ao criar o Ministério da Segurança Pública, que esse tema não era um problema dos estados e, sim, uma questão de Estado.

Afinal, o crime ultrapassa as fronteiras dos estados, dos municípios e até dos países. O crime não respeita divisas nem fronteiras: O crime que se inicia em São Paulo tem reflexo no Ceará. O crime que atua no Rio de Janeiro tem ações no Rio Grande do Sul. O mercado do crime é em todo lugar.

E o papel do Governo Federal não pode se limitar ao controle das fronteiras, que por si só já seria uma tarefa hercúlea. O  Governo Federal trabalha lado a lado com os estados e os municípios, coordenando os trabalhos e provendo meios de combate ao crime que, como falamos, está em todo lugar. É interestadual e até transnacional.

E foi exatamente isso o que Vossa Excelência fez ao criar o Ministério da Segurança Pública, dando finalmente a dimensão que essa temática realmente tem. A criação do Ministério da Segurança Pública pôde trazer para o Governo Federal a responsabilidade de induzir políticas públicas.

E, ainda que o Ministério da Segurança Pública hoje não exista no papel, Vossa Excelência deixou o legado: Instituiu o Fundo Nacional de Segurança Pública, sendo alimentado por recursos da Loteria Federal.

Assim, essa ação contribuiu para trazer a temática da segurança pública para o cerne do Governo Federal, o que se verifica perfeitamente hoje em dia.

Em que pese não exista mais o Ministério da Segurança Pública, o Fundo Nacional de Segurança Pública está disponível e é nítida a importância que o atual governo confere a isso.

Ademais, cabe lembrar da corajosa e inédita ação da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, ocorrida no seu governo. Um acontecimento de dimensão política única e inédita. Mediante o total colapso da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro, Vossa Excelência nomeou o então Comandante Militar do Leste, atual Ministro da Defesa, Gen Braga Netto, como Interventor. Uma ação acertada, coroada de êxito, que garantiu a segurança do Estado e deixou um legado importante em equipamentos, produtos e serviços de segurança.

Por tudo isso, saiba que é com enorme alegria que o SIMDE rende essa homenagem à Vossa Excelência.

Por tudo isso, é um alento ter homens públicos da sua envergadura, que não apenas reconhecem isso, mas com seus atos ajudam a fortalecer a BID e, assim, proteger o povo brasileiro.

Presidente Michel Temer, em nome da indústria de defesa e segurança nacional, gostaria de dizer que esse prêmio é a nossa forma que temos de explicitar nossa gratidão e dizer "muito obrigado".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter