Rússia apresenta ao mundo seu novo jato de combate, o Sukhoi Checkmate

A Rússia vai apresentar ao mundo seu novo jato de combate, o Sukhoi Checkmate. A quinta geração do avião será uma das atrações do Dubai Airshow, evento que será realizado nos Emirados Árabes dos dias 14 a 18 de novembro.

A notícia foi confirmada no início do mês pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia. “A exposição estática da tecnologia russa apresentará um protótipo de uma aeronave leve tática Checkmate, bem como os helicópteros KA-226T e Mi-171A2,” sintetizou Denis Manturov, ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa.

De acordo a Rosoboronexport, uma agência estatal para as exportações de defesa da Rússia, o potencial de venda da nova geração do Checkmate para o mercado externo é enorme. Segundo o que foi noticiado na mídia local, o jato de combate já atraiu consultas de clientes em potencial. A Rostec considera os Emirados Árabes Unidos, juntamente com Argentina, Vietnã e Índia, os principais clientes potenciais do caça. O voo inaugural está programado para 2023, enquanto a produção em série está prevista para começar em 2026.

Protótipo já era conhecido

Um mock-up, ou protótipo, do Checkmate foi revelado em julho deste ano durante o show aéreo MAKS. Agora que está pronta, a aeronave será extremamente moderna e poderosa.

O Sukhoi Checkmate é um jato de combate supersônico monomotor de quinta geração com recursos stealth. Seu principal objetivo é competir com o rival de fabricação americana, F-35 Lightning II.

De acordo com algumas fontes ouvidas pelo Aerotime, o caça russo foi projetado em cooperação com os Emirados Árabes Unidos. E ele não será a única novidade no Dubai Airshow.

Manturov também disse que a Rostec apresentará uma versão do jato executivo do Sukhoi Superjet 100, o jato principal Irkut MC-21-310 atualizado com motores PD-14, o drone de combate Orion de média altitude e longa duração e vários outros novos produtos da indústria aeroespacial russa. Pelo jeito, atrações não faltarão no evento.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter