COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Aviação

12 de Novembro, 2021 - 07:10 ( Brasília )

Rússia apresenta ao mundo seu novo jato de combate, o Sukhoi Checkmate


A Rússia vai apresentar ao mundo seu novo jato de combate, o Sukhoi Checkmate. A quinta geração do avião será uma das atrações do Dubai Airshow, evento que será realizado nos Emirados Árabes dos dias 14 a 18 de novembro.

A notícia foi confirmada no início do mês pelo Ministério da Indústria e Comércio da Rússia. “A exposição estática da tecnologia russa apresentará um protótipo de uma aeronave leve tática Checkmate, bem como os helicópteros KA-226T e Mi-171A2,” sintetizou Denis Manturov, ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa.

De acordo a Rosoboronexport, uma agência estatal para as exportações de defesa da Rússia, o potencial de venda da nova geração do Checkmate para o mercado externo é enorme. Segundo o que foi noticiado na mídia local, o jato de combate já atraiu consultas de clientes em potencial. A Rostec considera os Emirados Árabes Unidos, juntamente com Argentina, Vietnã e Índia, os principais clientes potenciais do caça. O voo inaugural está programado para 2023, enquanto a produção em série está prevista para começar em 2026.

Protótipo já era conhecido

Um mock-up, ou protótipo, do Checkmate foi revelado em julho deste ano durante o show aéreo MAKS. Agora que está pronta, a aeronave será extremamente moderna e poderosa.

O Sukhoi Checkmate é um jato de combate supersônico monomotor de quinta geração com recursos stealth. Seu principal objetivo é competir com o rival de fabricação americana, F-35 Lightning II.

De acordo com algumas fontes ouvidas pelo Aerotime, o caça russo foi projetado em cooperação com os Emirados Árabes Unidos. E ele não será a única novidade no Dubai Airshow.

Manturov também disse que a Rostec apresentará uma versão do jato executivo do Sukhoi Superjet 100, o jato principal Irkut MC-21-310 atualizado com motores PD-14, o drone de combate Orion de média altitude e longa duração e vários outros novos produtos da indústria aeroespacial russa. Pelo jeito, atrações não faltarão no evento.


 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 04 JUL, 11:00

MAIS LIDAS

Russia Docs