S40 Riachuelo realiza Primeira Navegação Indpendente

 

A primeira navegação independente do submarino S40 Riachuelo, sem a necessidade do uso de rebocadores, foi realizada na terça-feira (12AGO2020): um marco de extrema importância para a tripulação do comandante Vale.

Por meio desta atividade, nossos exímios marinheiros puderam adquirir confiança necessária para cumprir todos os exercícios de mar realizados a mais de 8 milhas náuticas do cais 12, seu ponto de partida.

Momento Histórico – Submarino Riachuelo (S40) em faina de desatracação na Bacia de Manobra da BSIM (Base de Submarinos da Ilha da Madeira). Parte para  Primeira Navegação Indpendente.

Entre os treinamentos programados estavam os de propulsão e lemes, sistema de combate, mesa tática, radar, periscópios, eco e todos os sistemas de combate que associados à plataforma confirmam a segurança ao navio. Segundo Vale, o sucesso desta operação possibilitará os próximos passos: a imersão estática e a imersão dinâmica com o submarino em movimento. Parabéns a todos envolvidos neste grande feito para nós da ICN, para a Naval Group e a Marinha do Brasil.

Durante a fase em questão, os exercícios preconizados foram integralmente cumpridos, tendo o “Riachuelo” percorrido 8 milhas náuticas na superfície, em área marítima situada no interior da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Esta etapa dá prosseguimento ao extenso programa de provas de aceitação no mar. Os resultados habilitarão o prosseguimento das provas com elevado grau de segurança da plataforma.

Foto marcante quando o S40 Riachuelo, primeiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), entra na Baia de Sepetiba para seus testes de Navegação Independente

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter