AUKUS – Declaração Conjunta dos líderes do AUKUS

Declaração Conjunta dos líderes do AUKUS

15 DE SETEMBRO DE 2021

 

Como líderes da Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, guiados por nossos ideais duradouros e compromisso compartilhado com a ordem baseada em regras internacionais, resolvemos aprofundar a cooperação diplomática, de segurança e de defesa na região Indo-Pacífico, incluindo trabalhando com parceiros, para enfrentar os desafios do século XXI. Como parte desse esforço, estamos anunciando a criação de uma parceria de segurança trilateral aprimorada chamada “AUKUS” – Austrália, Reino Unido e Estados Unidos.

Por meio do AUKUS, nossos governos fortalecerão a capacidade de cada um de apoiar nossos interesses de segurança e defesa, com base em nossos laços bilaterais de longa data. Promoveremos um compartilhamento mais profundo de informações e tecnologia. Promoveremos uma integração mais profunda de ciência, tecnologia, bases industriais e cadeias de abastecimento relacionadas com segurança e defesa. E, em particular, aprofundaremos significativamente a cooperação em uma série de capacidades de segurança e defesa.

Como a primeira iniciativa do AUKUS, reconhecendo nossa tradição comum como democracias marítimas, nos comprometemos com a ambição comum de apoiar a Austrália na aquisição de submarinos com propulsão nuclear para a Royal Australian Navy. Hoje, embarcamos em um esforço trilateral de 18 meses para buscar um caminho ideal para entregar essa capacidade. Aproveitaremos a experiência dos Estados Unidos e do Reino Unido, com base nos programas de submarinos dos dois países para colocar uma capacidade australiana em serviço o mais rápido possível.

 

O desenvolvimento de submarinos nucleares da Austrália será um esforço conjunto entre as três nações, com foco na interoperabilidade, comunalidade e benefício mútuo. A Austrália está comprometida em aderir aos mais altos padrões de proteção, transparência, verificação e medidas contábeis para garantir a não proliferação, proteção e segurança de material nuclear e tecnologia. A Austrália continua comprometida em cumprir todas as suas obrigações como um estado sem armas nucleares, incluindo a Agência Internacional de Energia Atômica. Nossas três nações estão profundamente comprometidas em manter nossa liderança na não proliferação global.

 

Reconhecendo nossos profundos laços de defesa, construídos ao longo de décadas, hoje também embarcamos em mais colaboração trilateral sob o auspício do AUKUS para aprimorar nossas capacidades conjuntas e interoperabilidade. Esses esforços iniciais se concentrarão em capacidades cibernéticas, inteligência artificial, tecnologias quânticas e capacidades submarinas adicionais.

O esforço que lançamos hoje ajudará a manter a paz e a estabilidade na região do Indo-Pacífico. Por mais de 70 anos, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos trabalharam juntos, junto com outros aliados e parceiros importantes, para proteger nossos valores compartilhados e promover segurança e prosperidade. Hoje, com a formação do AUKUS, renovamos nosso compromisso com esta visão.

Presidente Joseph R Biden, Primeiro-Ministro Scott Morrison e Primeiro-Ministro Boris Johnson

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter