Princesa de Gales batiza primeira das novas fragatas caça-submarinos da Marinha Real Britânica

A HMS Glasgow é a primeira de sua classe e, junto das futuras embarcações, será uma das mais avançadas fragatas de guerra antissubmarino do mundo

A HMS Glasgow, primeira de uma série de oito fragatas do Type 26 construídas pela BAE Systems para a Marinha Real do Reino Unido (Royal Navy), foi oficialmente batizada por Sua Alteza Real Catherine, a Princesa de Gales, em uma cerimônia realizada na cidade que dá nome ao navio e onde ele foi construído.

A Princesa de Gales é madrinha da embarcação, um papel simbólico e tradicional que busca trazer sorte e proteção divina à embarcação e sua tripulação. Isso significa que ela manterá um vínculo próximo com o navio ao longo de toda sua vida útil em serviço.

A cerimônia de nomeação aconteceu no estaleiro da BAE Systems em Scotstoun, e contou com a presença de William, Príncipe de Gales, trabalhadores envolvidos na construção da fragata, membros da tripulação e seus familiares. Como parte da tradição — adaptada à cultura local — uma garrafa de uísque foi quebrada no casco do navio, substituindo a tradicional garrafa de champanhe, em homenagem às raízes escocesas da embarcação.

“Este é um momento histórico para o programa Type 26, para a cidade de Glasgow e para as milhares de pessoas envolvidas neste grande projeto”, destacou Simon Lister, presidente da divisão de Navios da BAE Systems. “O batismo da HMS Glasgow representa um marco importante rumo à integração desta embarcação de última geração à frota da Marinha Real. Estamos orgulhosos do papel essencial que ela desempenhará na defesa do Reino Unido.”

A HMS Glasgow é a primeira de sua classe e, juntamente com suas futuras embarcações irmãs, será uma das mais avançadas fragatas de guerra antissubmarino do mundo.

O Vice-Almirante Sir Martin Connell, Segundo Sea Lord, destacou a importância histórica e estratégica da nova fragata HMS Glasgow, enfatizando a continuidade de um legado que atravessa séculos. “Desde a primeira HMS Glasgow, que içou a bandeira da Marinha Real no final do século XVII, até o navio que hoje vemos no século XXI, essa designação evoluiu continuamente para atender às exigências operacionais e de combate de cada época.

Com 11 condecorações de batalha em sua história — um legado que impressiona —, a HMS Glasgow representa agora, ao lado de suas irmãs da classe Tipo 26, o próximo capítulo da inovação naval britânica, estabelecendo novos padrões de guerra marítima, protegendo os interesses do Reino Unido e contribuindo diretamente para sua segurança e prosperidade.”

Com 149 metros de comprimento e deslocando 6.900 toneladas, as fragatas do Tipo 26 serão a espinha dorsal da presença de superfície da Marinha Real, projetadas para cumprir uma ampla gama de missões.

A construção das demais embarcações da classe já está em andamento. A HMS Cardiff foi transferida no ano passado para o estaleiro de Scotstoun, onde está em fase de montagem. Já as HMS Belfast, Birmingham e Sheffield estão sendo desenvolvidas nas instalações da empresa em Govan. A HMS Newcastle terá sua construção iniciada ainda este ano. A expectativa é que os oito navios entrem em operação entre 2028 e 2035.



Press Release Royal Navy

Bênção real para nova fragata: SAR a Princesa de Gales nomeia HMS Glasgow



Sua Alteza Real, a Princesa de Gales, madrinha da Fragata HMS Glasgow, deu hoje sua bênção ao mais novo navio de guerra da Marinha Real.

Momento no qual uma garrafa de uísque oficializa o batismo da HMS Glasgow Foto BAE Systems

Ao bater uma garrafa de uísque contra o casco para dar sorte, Sua Alteza Real batizou formalmente a HMS Glasgow, o primeiro de oito fragatas Typr 26 na vanguarda da guerra naval.

Sob aplausos de centenas de amigos, familiares, funcionários, convidados VIP e da tripulação de 45 pessoas que trabalharam no estaleiro da BAE Systems em Scotstoun, a Duquesa de Rothesay, como é conhecida na Escócia, declarou as consagradas palavras: “Dou o nome de Glasgow a este navio. Que Deus o abençoe e a todos os que nele servem.”

Fotos MoD Royal Navy

Sua Alteza Real foi acompanhada durante toda a sua visita pelo Príncipe de Gales.

Os procedimentos foram abertos com uma inspeção da Guarda Real e, em seguida, um sobrevoo de um Poseidon da RAF do Esquadrão CXX, afiliado à FIMS Glasgow. Quando estiver operacional, o navio trabalhará lado a lado com as aeronaves de patrulha marítima na busca por submarinos hostis.

Em seguida, ocorreu a cerimônia de nomeação de 25 minutos, durante a qual o Vice-Almirante Sir Martin Connell, Segundo Lorde do Mar, agradeceu a Suas Altezas Reais pelo apoio e a todos os envolvidos no esforço da Type 26 para atingir este marco no programa.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter