Meios navais e aeronavais realizam exercícios de capacidade operativa

Operação “ADEREX” acontece até o dia 12, entre Rio de Janeiro e Santos

Por Primeiro-Tenente (T) Taise da Silva Oliveira – Rio de Janeiro, RJ

A partir de hoje (08) até o dia 12 de maio, cerca de 2 mil militares distribuídos em sete navios, sendo um submarino, seis helicópteros, dois caças e uma aeronave da Força Aérea Brasileira participam da Operação “ADEREX”, realizada entre as cidades de Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).

A operação tem como propósito elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e contribuir para a capacidade operativa e expedicionária da Força.

Durante o período, serão realizadas operações aéreas a bordo de todos os navios, exercícios de tiro com mísseis, canhões e metralhadoras, lançamento de torpedos, ações de defesa contra aeronaves, submarinos e outros navios, transferência de carga leve e de posicionamento em formaturas, principalmente a curta distância.

Participam da operação o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, as Fragatas “Defensora”, “Constituição”, “Liberal”, “Independência”, “União” e “Rademaker”, Corveta “Julio de Noronha”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel”, e Navio-Patrulha “Macaé”; os helicópteros SH-16 Seahawk, AH-11B Wild Lynx, AH-15B Super Cougar e UH-12 Esquilo; os caças AF-1 Skyhawk e a aeronave P-3AM Orion, da Força Aérea Brasileira. A Operação ADEREX será conduzida pelo Comando da 2ª Divisão da Esquadra.

Agência Marinha de Notícias

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter