Marinha realiza Exercício de Defesa de Porto em Cabedelo (PB)

A Marinha realizou, no período de 31 de outubro a 5 de novembro, o Exercício de Defesa de Porto (“Deportex”) no Porto de Cabedelo, com o objetivo de contribuir para a qualificação dos militares na garantia da segurança e proteção dos terminais portuários.

A “Deportex” contou com o emprego de cerca de 200 militares, pertencentes à Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB), ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) e aos Navios-Patrulha "Guaíba" e "Graúna", subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), além do apoio da Companhia Docas da Paraíba, da Polícia Federal e do 1° Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro.

Os fuzileiros navais do GptFNNa atuaram nas instalações portuárias em terra, enquanto as embarcações da CPPB e os navios do ComGptPatNavNE operaram na área marítima do porto, oportunidade em que policiais federais participaram das ações, proporcionando troca de conhecimentos e experiências a serem aplicadas em operações interagências.

Foram realizados também exercícios de controle de área marítima e de acesso ao porto, controle de distúrbios, patrulha e inspeção naval, combate a incêndio, entre outros treinamentos, que permitiram a avaliação e o aperfeiçoamento de militares e meios empregados na segurança e proteção das instalações portuárias.

Exercício permitiu a troca de experiências e conhecimentos com a Polícia Federal para emprego em operações interagências

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter