Fundação EZUTE Destaca Parceria com MB na Concepção do SisGAAZ

A Fundação Ezute destaca na LAAD Defence & Security, maior feira no setor de Defesa, a concepção e gestão de um dos mais importantes Programas Estratégicos da Marinha do Brasil, o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). O evento acontece no pavilhão de exposições Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 17 de abril.  

A EZUTE apoia a MB na realização do programa SisGAAz desde a fase de concepção. O SisGAAz será um sistema de defesa cuja missão é monitorar, de forma integrada, as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) e as áreas internacionais de responsabilidade para operações de Socorro e Salvamento.

O SisGAAz, quando totalmente operacional, contribuirá para o controle e a mobilidade estratégica, representadas pela capacidade de responder prontamente a qualquer ameaça, emergência, desastre ambiental, agressão ou ilegalidade. O Sistema permitirá que a riqueza contida na costa marítima brasileira seja monitorada, protegida, explorada e preservada nas próximas décadas.

Esse novo sistema terá caráter dual, atendendo não somente aos objetivos relacionados com a defesa, mas também aos aspectos nos quais a Marinha do Brasil colabora com órgãos da estrutura do governo em missões de apoio. Estas missões, relacionadas com segurança, combate a ilícitos, preservação do meio ambiente e assistência a populações atingidas por eventos climáticos extremos, poderão se beneficiar com ganhos de eficiência e eficácia, decorrentes do aperfeiçoamento da coordenação entre as agências envolvidas e do incremento na troca de informações.

Com base neste projeto, a EZUTE teve o seu produto “Concepção de sistemas para programas estratégicos de defesa” classificado pelo Ministério da Defesa como Produto Estratégico de Defesa (PED). Atualmente, a EZUTE presta consultoria técnica à Marinha do Brasil, apoiando a contratação do desenvolvimento do SisGAAz.

Com o SisGAAz, será ampliada a presença do Estado Brasileiro nas Águas Jurisdicionais Brasileiras por meio do monitoramento contínuo da Amazônia Azul. Essa imensa área marítima, com 4,5 milhões de km2, sendo 3,5 milhões em ZEE (Zona Econômica Exclusiva) e 911 mil de Plataforma Continental, por onde transitam 95% do nosso comércio exterior e onde estão 80% do petróleo brasileiro, e  que gera empregos e prosperidade para nosso país.

Para o presidente da Ezute, Tarcísio Takashi Muta, esse projeto é de extrema importância, pois além de assegurar nossas fronteiras marítimas, irá revelar grandes potenciais para o País. “Para a Fundação, o SisGAAz é muito enriquecedor, pois estamos aplicando nossa experiência e conhecimento adquiridos em outros projetos tão complexos como esse. É gratificante apoiar a Marinha neste programa que contribuirá, e muito, para o desenvolvimento de nossa sociedade”

SOBRE A EZUTE

A Fundação EZUTE é uma organização que presta serviços intensivos em conhecimento e que se coloca como parceira para apoiar na gestão, conceber, especificar, planejar e implementar projetos complexos, participando do desafio de identificar e interpretar necessidades, inovar e contribuir para a melhoria da gestão e da produtividade das instituições públicas e privadas, tanto na área civil como na de defesa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter