Ministro da Defesa recebe delegação da Suécia para lançamento do novo caça da FAB

Viviane Oliveira

Ministério da Defesa

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu, nesta quinta-feira (22), delegação da Suécia em celebração ao lançamento do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 Gripen. O encontro, na sede da Pasta, contou com a presença do presidente da SAAB, Marcus Wallenberg.

A empresa é uma grande parceira do Brasil em defesa. O Ministro destacou o sucesso da parceria entre as empresas SAAB, EMBRAER e outras no desenvolvimento de tecnologias e relembrou que o País vivencia marco estratégico histórico no setor da defesa.

Ministro da Defesa Fernando Azevedo Foto MD

O Gripen terá sua apresentação oficial nesta sexta-feira (23), dentro da comemoração do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A cerimônia na Ala 1, em Brasília, contará com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Antes de ser ministro, fui Chefe do Estado-Maior do Exército e acompanhei os projetos estratégicos no âmbito da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Não tenho dúvidas que foi a melhor escolha para a FAB, por muitos motivos não apenas pela qualidade das aeronaves. Tenho certeza que será um sucesso, amanhã veremos o dia em que evoluímos do 14Bis para o Gripen”, destacou Azevedo.

O presidente da SAAB expôs sua satisfação pelo legado construído ao longo dos anos com o governo brasileiro. “Temos parcerias com diferentes países do mundo, mas um aspecto chave para fazer essas cooperações funcionarem é a abertura e a transparência, então agradecemos a postura brasileira”, afirmou Marcus Wallenberg.

Entre os membros da delegação da Suécia estiveram presentes na reunião a Embaixadora do Reino da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog, o CEO da SAAB Micael Johansson, o Diretor do Gripen no Brasil, Bengt Janer, e a Diretora-geral da SAAB no Brasil, Marianna Silva.

Também participaram o Chefe de Assuntos Estratégicos, General Cesar Augusto Nardi de Souza, o Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Degaut, e o Assessor Especial do Ministro, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

Marcus Wallember, Presidente do Grupo Investor, o maior da Suécia, e Presidente da SAAB AB Foto MD

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter