Comentário Gelio Fregapani – Um cenário pós-Lula

COMENTÁRIO GEOPOLÍTICO
Assunto Um cenário pós-Lula

Em 03 de outubro de 2023

 Dentre os cenários mais prováveis a médio prazo avulta probabilidade da troca do Presidente, quer seja por motivo de saúde quer por “Golpe de Estado” provocado por antigos apoiadores juntamente com a oposição conservadora, quer por uma rebelião popular, ou até por imposição das Forças Armadas.

Partiremos da convicção que haverá troca do presidente pelas evidências de repúdio a figura do Lula e a entourage dele. Certamente qualquer troca de governante precisará de no mínimo do consentimento de uma parte significativa das Forças Amadas.

Considerando que numa convulsão social, os Poderes Legislativo e Judiciário servirão mesmo é para legalizar o grupo vencedor, deixemo-los para outo comentário.

No caso de um golpe de Estado, certamente será provocado pelas medidas imbecis -não somente erradas, que perseguem toda atividade produtiva causando o desinvestimento, o desemprego e o desabastecimento. Claro que golpistas tomarão algumas medidas corretas, mas necessariamente impopulares, mas ao menos inicialmente terão apoio popular. Entretanto como por natureza os golpes de Estado contam com forte participação de quadros do governo derrubado, não se espera que sejam feitas mudanças de rumo realmente marcantes.

Não havendo um golpe de Estado os mesmos motivos que poderiam tê-lo provocado, devidamente ampliado pode provocar uma rebelião, popular onde se juntem as classes média e baixa, essas sim, sangrentas. Espera-se nesse tipo de revolução a adesão de parcelas das Forças Armadas e o volume dessas adesões podem decidir a vitória e os rumos do futuro.

Quanto a uma revolução imposta pelas Forças Armadas, essas costumam tomar rumos mais racionais no interesse do País, mas seu ponto fraco é a inabilidade ao lidar com a opinião pública.

Diziam os mais importantes comunicólogos que as ditaduras que não usavam bem a comunicação caem por si e as que usavam bem só caiam por pressão externa.

É importante lembrar que quanto mais tempo demorarmos para substituirmos o atual mau governante, maiores serão as revoluções e os problemas a corrigir; a parcela mais dinâmica da população progressivamente mais terá procurado outras terras em que possam melhor desenvolver suas habilidades, outras em busca de segurança par suas famílias e se dermos tempo a essas doutrinas super assistencialistas a ponto de matar a produtividade terminaremos como a Venezuela, de onde as pessoas fogem por falta até de comida

O nosso povo merece coisa melhor.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter